Edição online quinzenal
 
Domingo 19 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
AMBIENTE
 
Neutralidade climática na Europa até 2030 é meta realista?
14-04-2023 Autor: Ajit Niranjan

União Europeia incentiva cem cidades, inclusive Paris, Madrid e Amesterdão, a visarem o zero líquido de emissões carbónicas até o fim da década. Um plano ambicioso – mas não será tarde demais? Governos de todo o mundo se comprometeram a, até o ano 2050, eliminar suas emissões de dióxido carbono nocivas ao clima. Enquanto muitos questionam se a meta é realista, a União Europeia (UE) tem uma ainda mais ambiciosa: até 2030

A FALHA DE SEGURANÇA CLIMÁTICA
31-03-2023 Autor: Bogolo Kenewendo

A falta de interesse na adaptação e mitigação do clima entre os formuladores de políticas de segurança nacional reflecte uma profunda incompreensão dos riscos que a mudança climática representa para a estabilidade global. Para evitar a catástrofe, a comunidade internacional deve ajudar os países mais vulneráveis do mundo a fortalecer sua resiliência.

PROBLEMAS COM OS MERCADOS DE CARBONO
17-03-2023 Autor: Simon Zadek

Mesmo mercados de reputação contestada, como o financeiro e o farmacêutico, possuem regras que vão além da certificação da qualidade dos produtos comercializados. Como recentes escândalos demonstraram, o mesmo deveria ser verdade para os mercados de compensação de carbono.

FINANCIAMENTO CLIMÁTICO MAIS INTELIGENTE PARA O MUNDO EM DESENVOLVIMENTO
03-03-2023 Autor: Suman Sinha

Sem um esforço conjunto de governos e instituições financeiras internacionais para harmonizar os padrões e fortalecer os incentivos para investimentos em descarbonização em todo o mundo em desenvolvimento, as metas líquidas de zero a meio do século ficarão fora de alcance. Três questões, em particular, merecem maior atenção.

O COMBUSTÍVEL DO FUTURO
17-02-2023 Autor: Jörg Haas

O hidrogénio verde é cada vez mais anunciado como a melhor alternativa aos combustíveis fósseis. Mas, para evitar que se torne outra desculpa para o greenwashing, os formuladores de políticas ocidentais devem trabalhar com seus colegas do Sul Global para criar um sector economicamente viável com fortes padrões ambientais e sociais.

UM CHECK-UP ANUAL PARA O MOVIMENTO CLIMÁTICO
03-02-2023 Autor: May Boeve

Após um ano de choques energéticos, desastres naturais e pedidos de novos investimentos em hidrocarbonetos, os esforços para reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis ganharam maior urgência. Embora o mundo tenha feito algum progresso adicional em 2022 para enfrentar as mudanças climáticas e proteger a natureza, ainda há muito a ser feito para superar os interesses arraigados.

HORA DE DESISTIR DOS 1,5°C?
20-01-2023 Autor: Michael Spence

Os compromissos líquidos zero são a última onda. Países, empresas e outros no mundo todo têm se comprometido a eliminar suas emissões líquidas de gases do efeito estufa até uma data específica – para alguns, já em 2030. Mas metas líquidas zero não equivalem a limitar o aquecimento global à meta do clima de 1,5° Célsius do Acordo de Paris –

A ITÁLIA PODE RESISTIR À NOSTALGIA DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS?
06-01-2023 Autor: Gianluca Ruggieri

Durante grande parte do século passado, a Itália foi líder mundial em energia solar, eólica e geotérmica. Mas os italianos, principalmente as gerações mais velhas, parecem ter esquecido a tradição histórica de energia renovável de seu país e preferem continuar subsidiando empresas de petróleo e gás falidas em vez de investir no futuro.

O IMPOSTO SOBRE O CARBONO DA UE PODE PREJUDICAR OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
15-07-2022 Autor: Miriam González Durántez, Calli Obern

Em Julho de 2021, a Comissão Europeia fez algo que nenhum outro órgão importante de governação tinha tentado antes: vinculou a política comercial à política climática. Atingir o objectivo da União Europeia de cortar em 55% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 obrigará a UE a reduzir emissões, tanto a nível interno como para além das suas fronteiras.

DIVULGAR O IMPACTO CLIMÁTICO É UMA QUESTÃO DE BOM SENSO
01-07-2022 Autor: Ani Dasgupta

Passo a maior parte dos dias a defender acções que podem ser consideradas radicais. Mas hoje, estou a defender o bom senso. Em Março, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) propôs uma nova norma que exigiria que as empresas cujos títulos são negociados publicamente divulgassem os seus riscos relacionados com o clima e as emissões de gases de efeito estufa (GEE).


First Previous Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome