Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 1 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
AMBIENTE
 
O DILEMA DOS FERTILIZANTES
23-06-2023 Autor: Jayati Ghosh

Tornar o sistema alimentar global mais sustentável e equitativo representa um empreendimento enorme e complexo que envolve necessariamente difíceis trade-offs. A tensão entre responder a aumentos de curto prazo nos preços de fertilizantes e implementar estratégias de longo prazo para combater a mudança climática é um exemplo.

A CIÊNCIA CLIMÁTICA VENCE O FATALISMO CLIMÁTICO
09-06-2023 Autor: Carl-Friedrich Schleussner, Bill Hare, e Johan Rockstrom

Agora que a Terra aqueceu cerca de 1,2°C, ondas de calor “uma vez a cada século”, incêndios florestais e inundações estão se tornando mais familiares para nós. Mas ainda há uma enorme diferença entre 1,2°C e 1,5°C, e a ciência mostra que ainda é possível terminar este século nesse limite ou abaixo dele.

NÃO HÁ FUTURO PARA A EUROPA SEM UM NOVO CONTRATO SOCIAL
26-05-2023 Autor: Efa Rosa D'amato, Kim Van Sparrentak e Sara Matthieu

Os eurodeputados exigem uma transição justa para uma economia neutra em termos de clima para enfrentar as crises sociais em curso. A União Europeia precisa urgentemente de ser mais social. No rescaldo da pandemia de COVID-19, os cidadãos da UE enfrentam uma crise após a outra, crises que põem em risco o seu acesso à habitação, o seu poder de compra, o seu abastecimento de energia

ERDOGAN JOGA CARTÃO DE ENERGIA NAS ELEIÇÕES TURCAS - COM A AJUDA DE PUTIN
12-05-2023 Autor: Gabriel Gavin

As reivindicações de Erdogan de maior independência energética antes da votação de 14 de Maio mascaram uma forte dependência da Rússia. Não há prémios por adivinhar que uma eleição decisiva está a pouco mais de uma semana. Apenas duas semanas depois de anunciar o fornecimento gratuito de gás de um novo campo do Mar Negro , o presidente Recep Tayyip Erdogan

O CLIMA DEVE IMPULSIONAR A MUDANÇA NOS BANCOS DE DESENVOLVIMENTO
28-04-2023 Autor: Masatsugu Asakawa

A escala absoluta da crise climática pode fazer com que até as maiores instituições do mundo se sintam impotentes. Mas se os bancos multilaterais de desenvolvimento empreenderem uma mudança de mentalidade, poderão fazer muito mais para combater o aquecimento global, e mais rápido, com os recursos substanciais que administram.

Neutralidade climática na Europa até 2030 é meta realista?
14-04-2023 Autor: Ajit Niranjan

União Europeia incentiva cem cidades, inclusive Paris, Madrid e Amesterdão, a visarem o zero líquido de emissões carbónicas até o fim da década. Um plano ambicioso – mas não será tarde demais? Governos de todo o mundo se comprometeram a, até o ano 2050, eliminar suas emissões de dióxido carbono nocivas ao clima. Enquanto muitos questionam se a meta é realista, a União Europeia (UE) tem uma ainda mais ambiciosa: até 2030

A FALHA DE SEGURANÇA CLIMÁTICA
31-03-2023 Autor: Bogolo Kenewendo

A falta de interesse na adaptação e mitigação do clima entre os formuladores de políticas de segurança nacional reflecte uma profunda incompreensão dos riscos que a mudança climática representa para a estabilidade global. Para evitar a catástrofe, a comunidade internacional deve ajudar os países mais vulneráveis do mundo a fortalecer sua resiliência.

PROBLEMAS COM OS MERCADOS DE CARBONO
17-03-2023 Autor: Simon Zadek

Mesmo mercados de reputação contestada, como o financeiro e o farmacêutico, possuem regras que vão além da certificação da qualidade dos produtos comercializados. Como recentes escândalos demonstraram, o mesmo deveria ser verdade para os mercados de compensação de carbono.

FINANCIAMENTO CLIMÁTICO MAIS INTELIGENTE PARA O MUNDO EM DESENVOLVIMENTO
03-03-2023 Autor: Suman Sinha

Sem um esforço conjunto de governos e instituições financeiras internacionais para harmonizar os padrões e fortalecer os incentivos para investimentos em descarbonização em todo o mundo em desenvolvimento, as metas líquidas de zero a meio do século ficarão fora de alcance. Três questões, em particular, merecem maior atenção.

O COMBUSTÍVEL DO FUTURO
17-02-2023 Autor: Jörg Haas

O hidrogénio verde é cada vez mais anunciado como a melhor alternativa aos combustíveis fósseis. Mas, para evitar que se torne outra desculpa para o greenwashing, os formuladores de políticas ocidentais devem trabalhar com seus colegas do Sul Global para criar um sector economicamente viável com fortes padrões ambientais e sociais.


First Previous Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome