Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
AMBIENTE
 
CAPTURA E ATRASO DO CARBONO
25-08-2023 Autor: Gernot Wagner

Enquanto as centrais a carvão ainda estiverem operando, é uma boa ideia exigir que elas capturem suas emissões de dióxido de carbono. Mas aqueles que elaboram políticas para acelerar tais práticas devem agir com cuidado, para que não prolonguem inadvertidamente a vida útil de fontes de energia mais sujas.

CHINA DEVERIA SER PRESSIONADA POR QUESTÕES CLIMÁTICAS, DIZ JAKE SULLIVAN
21-07-2023 Autor: David Cohen

“Eles não devem se esconder atrás de qualquer tipo de alegação de que são uma nação em desenvolvimento”, disse ele. O conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan disse no domingo que a China deveria ser pressionada a “tomar medidas significativas e substanciais” na redução de emissões e no combate às mudanças climáticas.

MACRON PEDE UM ACORDO TRIBUTÁRIO INTERNACIONAL PARA FINANCIAR ESFORÇOS CLIMÁTICOS
07-07-2023 Autor: Clea Caulcutt, Giorgio Leali e Paul de Villepin

O presidente francês quer um esforço internacional para arrecadar dinheiro para combater as mudanças climáticas. O presidente francês, Emmanuel Macron, sugeriu na sexta-feira um novo impulso para renovar o sistema tributário internacional para financiar os esforços climáticos.

O DILEMA DOS FERTILIZANTES
23-06-2023 Autor: Jayati Ghosh

Tornar o sistema alimentar global mais sustentável e equitativo representa um empreendimento enorme e complexo que envolve necessariamente difíceis trade-offs. A tensão entre responder a aumentos de curto prazo nos preços de fertilizantes e implementar estratégias de longo prazo para combater a mudança climática é um exemplo.

A CIÊNCIA CLIMÁTICA VENCE O FATALISMO CLIMÁTICO
09-06-2023 Autor: Carl-Friedrich Schleussner, Bill Hare, e Johan Rockstrom

Agora que a Terra aqueceu cerca de 1,2°C, ondas de calor “uma vez a cada século”, incêndios florestais e inundações estão se tornando mais familiares para nós. Mas ainda há uma enorme diferença entre 1,2°C e 1,5°C, e a ciência mostra que ainda é possível terminar este século nesse limite ou abaixo dele.

NÃO HÁ FUTURO PARA A EUROPA SEM UM NOVO CONTRATO SOCIAL
26-05-2023 Autor: Efa Rosa D'amato, Kim Van Sparrentak e Sara Matthieu

Os eurodeputados exigem uma transição justa para uma economia neutra em termos de clima para enfrentar as crises sociais em curso. A União Europeia precisa urgentemente de ser mais social. No rescaldo da pandemia de COVID-19, os cidadãos da UE enfrentam uma crise após a outra, crises que põem em risco o seu acesso à habitação, o seu poder de compra, o seu abastecimento de energia

ERDOGAN JOGA CARTÃO DE ENERGIA NAS ELEIÇÕES TURCAS - COM A AJUDA DE PUTIN
12-05-2023 Autor: Gabriel Gavin

As reivindicações de Erdogan de maior independência energética antes da votação de 14 de Maio mascaram uma forte dependência da Rússia. Não há prémios por adivinhar que uma eleição decisiva está a pouco mais de uma semana. Apenas duas semanas depois de anunciar o fornecimento gratuito de gás de um novo campo do Mar Negro , o presidente Recep Tayyip Erdogan

O CLIMA DEVE IMPULSIONAR A MUDANÇA NOS BANCOS DE DESENVOLVIMENTO
28-04-2023 Autor: Masatsugu Asakawa

A escala absoluta da crise climática pode fazer com que até as maiores instituições do mundo se sintam impotentes. Mas se os bancos multilaterais de desenvolvimento empreenderem uma mudança de mentalidade, poderão fazer muito mais para combater o aquecimento global, e mais rápido, com os recursos substanciais que administram.

Neutralidade climática na Europa até 2030 é meta realista?
14-04-2023 Autor: Ajit Niranjan

União Europeia incentiva cem cidades, inclusive Paris, Madrid e Amesterdão, a visarem o zero líquido de emissões carbónicas até o fim da década. Um plano ambicioso – mas não será tarde demais? Governos de todo o mundo se comprometeram a, até o ano 2050, eliminar suas emissões de dióxido carbono nocivas ao clima. Enquanto muitos questionam se a meta é realista, a União Europeia (UE) tem uma ainda mais ambiciosa: até 2030

A FALHA DE SEGURANÇA CLIMÁTICA
31-03-2023 Autor: Bogolo Kenewendo

A falta de interesse na adaptação e mitigação do clima entre os formuladores de políticas de segurança nacional reflecte uma profunda incompreensão dos riscos que a mudança climática representa para a estabilidade global. Para evitar a catástrofe, a comunidade internacional deve ajudar os países mais vulneráveis do mundo a fortalecer sua resiliência.


First Previous Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome