Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 5 de Setembro de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS
AMBIENTE
 
O CLIMA DEVE IMPULSIONAR A MUDANÇA NOS BANCOS DE DESENVOLVIMENTO
28-04-2023 Autor: Masatsugu Asakawa

A escala absoluta da crise climática pode fazer com que até as maiores instituições do mundo se sintam impotentes. Mas se os bancos multilaterais de desenvolvimento empreenderem uma mudança de mentalidade, poderão fazer muito mais para combater o aquecimento global, e mais rápido, com os recursos substanciais que administram.

Neutralidade climática na Europa até 2030 é meta realista?
14-04-2023 Autor: Ajit Niranjan

União Europeia incentiva cem cidades, inclusive Paris, Madrid e Amesterdão, a visarem o zero líquido de emissões carbónicas até o fim da década. Um plano ambicioso – mas não será tarde demais? Governos de todo o mundo se comprometeram a, até o ano 2050, eliminar suas emissões de dióxido carbono nocivas ao clima. Enquanto muitos questionam se a meta é realista, a União Europeia (UE) tem uma ainda mais ambiciosa: até 2030

A FALHA DE SEGURANÇA CLIMÁTICA
31-03-2023 Autor: Bogolo Kenewendo

A falta de interesse na adaptação e mitigação do clima entre os formuladores de políticas de segurança nacional reflecte uma profunda incompreensão dos riscos que a mudança climática representa para a estabilidade global. Para evitar a catástrofe, a comunidade internacional deve ajudar os países mais vulneráveis do mundo a fortalecer sua resiliência.

PROBLEMAS COM OS MERCADOS DE CARBONO
17-03-2023 Autor: Simon Zadek

Mesmo mercados de reputação contestada, como o financeiro e o farmacêutico, possuem regras que vão além da certificação da qualidade dos produtos comercializados. Como recentes escândalos demonstraram, o mesmo deveria ser verdade para os mercados de compensação de carbono.

FINANCIAMENTO CLIMÁTICO MAIS INTELIGENTE PARA O MUNDO EM DESENVOLVIMENTO
03-03-2023 Autor: Suman Sinha

Sem um esforço conjunto de governos e instituições financeiras internacionais para harmonizar os padrões e fortalecer os incentivos para investimentos em descarbonização em todo o mundo em desenvolvimento, as metas líquidas de zero a meio do século ficarão fora de alcance. Três questões, em particular, merecem maior atenção.

O COMBUSTÍVEL DO FUTURO
17-02-2023 Autor: Jörg Haas

O hidrogénio verde é cada vez mais anunciado como a melhor alternativa aos combustíveis fósseis. Mas, para evitar que se torne outra desculpa para o greenwashing, os formuladores de políticas ocidentais devem trabalhar com seus colegas do Sul Global para criar um sector economicamente viável com fortes padrões ambientais e sociais.

UM CHECK-UP ANUAL PARA O MOVIMENTO CLIMÁTICO
03-02-2023 Autor: May Boeve

Após um ano de choques energéticos, desastres naturais e pedidos de novos investimentos em hidrocarbonetos, os esforços para reduzir nossa dependência de combustíveis fósseis ganharam maior urgência. Embora o mundo tenha feito algum progresso adicional em 2022 para enfrentar as mudanças climáticas e proteger a natureza, ainda há muito a ser feito para superar os interesses arraigados.

HORA DE DESISTIR DOS 1,5°C?
20-01-2023 Autor: Michael Spence

Os compromissos líquidos zero são a última onda. Países, empresas e outros no mundo todo têm se comprometido a eliminar suas emissões líquidas de gases do efeito estufa até uma data específica – para alguns, já em 2030. Mas metas líquidas zero não equivalem a limitar o aquecimento global à meta do clima de 1,5° Célsius do Acordo de Paris –

A ITÁLIA PODE RESISTIR À NOSTALGIA DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS?
06-01-2023 Autor: Gianluca Ruggieri

Durante grande parte do século passado, a Itália foi líder mundial em energia solar, eólica e geotérmica. Mas os italianos, principalmente as gerações mais velhas, parecem ter esquecido a tradição histórica de energia renovável de seu país e preferem continuar subsidiando empresas de petróleo e gás falidas em vez de investir no futuro.

O IMPOSTO SOBRE O CARBONO DA UE PODE PREJUDICAR OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO
15-07-2022 Autor: Miriam González Durántez, Calli Obern

Em Julho de 2021, a Comissão Europeia fez algo que nenhum outro órgão importante de governação tinha tentado antes: vinculou a política comercial à política climática. Atingir o objectivo da União Europeia de cortar em 55% as emissões de gases com efeito de estufa até 2030 obrigará a UE a reduzir emissões, tanto a nível interno como para além das suas fronteiras.


First Previous Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome