Edição online quinzenal
 
Domingo 7 de Setembro de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
POLÍTICA INDUSTRIAL OCIDENTAL E DIREITO INTERNACIONAL

09-06-2023 Autor: Joseph E. Stiglitz

Com uma recente legislação histórica para apoiar a descarbonização e a inovação, os Estados Unidos estão recuperando o tempo perdido após sua fracassada experiência de 40 anos com o neoliberalismo. Mas, se for sério sobre a adopção de um novo paradigma, precisará fazer mais para ajudar a trazer o resto do mundo junto.
O aumento do custo de empréstimos para o Báltico pode abrir um novo capítulo na saga dos spreads soberanos da zona do euro. A guerra da Rússia elevou os custos dos empréstimos para os países bálticos acima dos dos países membros mais endividados da zona do euro, abrindo um novo capítulo em uma saga que tem sido uma obsessão
O banco central da zona do euro deixa a porta aberta para novos aumentos de juros, colocando-o em desacordo com o Federal Reserve dos EUA. O Banco Central Europeu elevou as taxas de juros em 0,25 ponto percentual na quinta-feira, diminuindo o ritmo de sua política de aperto, mas insistindo que ainda há mais por vir.
Em um discurso abrangente sobre o relacionamento EUA-China, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, reverteu os termos do compromisso com a China, priorizando as preocupações de segurança nacional sobre as considerações económicas. O caso dos EUA, no entanto, não se baseia em evidências concretas, mas na presunção da intenção nefasta da China.
Os preços do ouro ainda estão altos, e o metal precioso mais uma vez ultrapassou a marca de US$ 2.000 a onça esta semana (na sexta-feira, o valor do ouro a onça era de US$ 2.021). O ouro não é considerado particularmente lucrativo, mas um investimento muito seguro e protecção contra a inflação em tempos incertos, e as condições actuais nos Estados Unidos são particularmente favoráveis a ele.
Os governos ainda podem dirigir a economia?

31-03-2023 Autor: Robert Skidelsky

A inflação e as taxas de crescimento são cada vez mais determinadas por eventos globais sobre os quais os formuladores de políticas nacionais não têm controle. Em vez de se apegar à ilusão de que podem controlar o incontrolável, os governos devem usar a política fiscal para proteger seus cidadãos mais vulneráveis de choques externos perturbadores.
Embora o regime de sanções imposto à Rússia tenha prejudicado sua economia, é muito menos severo do que os impostos à Coreia do Norte e ao Irão, que incluíam penalidades a países terceiros. A imposição de sanções secundárias pode apertar os parafusos de Putin, mas também acelerar a desglobalização.
QUEM DEFENDE A LIBERDADE?

03-03-2023 Autor: Joseph E. Stiglitz

Durante décadas, os americanos foram levados a acreditar que a liberdade é mais ou menos sinónimo de fundamentalismo de mercado antigovernamental. Mas, como essa concepção de liberdade falha em dar conta das complexidades das sociedades reais, ela não pode entregar a "liberdade" que promete.
EUROPA ÀS PORTAS DA DÍVIDA

17-02-2023 Autor: Hans-Werner Sinn

A contínua onda de empréstimos da Comissão Europeia é economicamente irresponsável e claramente inflacionária. Ao continuar a emitir obrigações comuns para financiar as suas despesas, a Comissão está a prejudicar os aforradores europeus e a minar a credibilidade dos governos nacionais.
COMO NÃO COMBATER A INFLAÇÃO

03-02-2023 Autor: Joseph E. Stiglitz

Uma análise cuidadosa das condições económicas dos EUA corrobora a visão de que a inflação foi impulsionada principalmente por interrupções do lado da oferta e mudanças no padrão da procura. Diante disso, novos aumentos nas taxas de juros terão pouco ou nenhum efeito – e causarão seus próprios problemas de longo alcance.
First Previous Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome