Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
EUROPA ÀS PORTAS DA DÍVIDA

17-02-2023 Autor: Hans-Werner Sinn

A contínua onda de empréstimos da Comissão Europeia é economicamente irresponsável e claramente inflacionária. Ao continuar a emitir obrigações comuns para financiar as suas despesas, a Comissão está a prejudicar os aforradores europeus e a minar a credibilidade dos governos nacionais.
COMO NÃO COMBATER A INFLAÇÃO

03-02-2023 Autor: Joseph E. Stiglitz

Uma análise cuidadosa das condições económicas dos EUA corrobora a visão de que a inflação foi impulsionada principalmente por interrupções do lado da oferta e mudanças no padrão da procura. Diante disso, novos aumentos nas taxas de juros terão pouco ou nenhum efeito – e causarão seus próprios problemas de longo alcance.
O IMINENTE CONTÁGIO FINANCEIRO

20-01-2023 Autor: Kenneth Rogoff

Com o aumento da inflação e o fim da era das taxas de juros ultra baixas, os mercados financeiros enfrentarão um grande teste de stress em 2023. Embora os sistemas bancários estejam mais robustos do que em 2008, uma queda no sector imobiliário pode afectar gravemente o sector privado altamente alavancado. -empresas de capital, produzindo uma crise sistémica.
MAIS GUERRA SIGNIFICA MAIS INFLAÇÃO

06-01-2023 Autor: Nouriel Roubini

As economias avançadas e os mercados emergentes estão cada vez mais envolvidos em "guerras" necessárias – algumas reais, outras metafóricas – que levarão a déficits fiscais ainda maiores, mais monetização da dívida e inflação mais alta de forma persistente.
O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER SOBRE A INFLAÇÃO

15-07-2022 Autor: Joseph E. Stiglitz, Dean Baker

A inflação de hoje é impulsionada em grande parte por restrições do lado da oferta, que exigem soluções do lado da oferta. Tais medidas fariam tanto para domar os preços mais altos quanto aumentos limitados nas taxas de juros, e não ocorreriam às custas dos trabalhadores americanos e da economia em geral.
Começou o jogo de acusações de manipulação de preços. Foi a injecção de muito dinheiro dos bancos centrais por muito tempo que fez a inflação disparar? Foi a China, para onde a maior parte da produção física havia se movido antes da pandemia confinar o país e interromper as cadeias de suprimentos globais?
CONSEQUÊNCIAS ECONÓMICAS DE UMA PAZ NA UCRÂNIA

17-06-2022 Autor: Barry Eichengreen

A exigência de que a Rússia pague reparações por sua guerra não provocada na Ucrânia é moralmente convincente. Mas a Rússia teria menos probabilidade de se reconciliar com a independência e integridade territorial da Ucrânia, deixando os ucranianos inseguros e, portanto,
O FED NÃO MERECE TODA A CULPA PELA INFLAÇÃO

13-05-2022 Autor: Kenneth Rogoff

Um crescendo crescente de comentários coloca a culpa pelo actual aumento da inflação nos Estados Unidos directamente no Federal Reserve. Mas grande parte das críticas é incomumente ingénua sobre as pressões políticas que o Fed e outros bancos centrais ao redor do mundo tiveram que enfrentar nos últimos anos.
Em geral, comentaristas têm oferecido dois argumentos sobre o desempenho das economias avançadas desde o início da covid-19, dos quais só um pode ser verdadeiro. O primeiro é que a recuperação económica tem sido surpreendentemente rápida, superando o que analistas previam e situando essa recuperação à parte do rescaldo de recessões anteriores.
TERAPIA DE CHOQUE PARA NEOLIBERAIS

15-04-2022 Autor: Joseph E. Stiglitz

Como perturbações anteriores na economia global, a guerra da Rússia na Ucrânia destacou a falácia de depender apenas dos mercados para mitigar riscos e fortalecer a resiliência dos países. O neoliberalismo falhou em mais um teste e deve finalmente ser substituído por uma nova visão económica baseada em novos valores.
First Previous Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome