Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 11 de Setembro de 2025  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 
DOSSIERS

Os verdadeiros acontecimentos económicos e financeiros que mudaram as vidas das pessoas nos últimos tempos, relatados e analisados por especialistas.

 
As agências governamentais espanholas gastaram 1,9% do PIB em 2016, contra 5,1% em 2009.O investimento público na Espanha caiu para 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, o nível mais baixo desde 1995.
Por que a Europa ainda precisa de dinheiro

28-04-2017 Autor: Yves Mersch

FRANKFURT - Os sistemas de pagamentos na Europa estão enfrentando transtornos. Com a revolução digital oferecendo meios cada vez mais rápidos e mais convenientes para liquidar transações, o dinheiro parece para alguns não ter futuro. Mas escrever o papel de notas e moedas na economia seria um erro.
UM BIG BOND PARA ÁFRICA

21-04-2017 Autor: Nancy Birdsall e Ngozi Okonjo-Iweala

LAGOS – Os países da África Subsariana alcançaram uma conjuntura crítica. Afectado pela queda acentuada dos preços dos produtos de base e pelo abrandamento económico da China, o crescimento da região diminuiu para 3,4% em 2015, um nível quase 50% abaixo da taxa média dos últimos 15 anos.
CRESCENDO FORA DO POPULISMO?

14-04-217 Autor: Kenneth Rogoff

CAMBRIDGE - Depois de nove anos sombrios sempre mudar para baixo as projeções do PIB, as autoridades políticas macroeconómicas ao redor do mundo não saem da admiração: apesar da onda de turbulência política alimentada pelo populismo, em 2017 o crescimento global nos vai no sentido de exceder as expectativas.
O FIM DA POBREZA NA CHINA?

07-04-2017 Autor: Hannah Ryder

PEQUIM — Uma das estatísticas mais citadas sobre a China pode muito bem ser o número de chineses que foram retirados da pobreza ao longo dos últimos 35 anos. Mais de 800 milhões é um número muito significativo — e um feito extraordinário.
A ZONA DO EURO AINDA ESTÁ VULNERÁVEL

31-03-2017 Autor: Benedicta Marzinotto

BRUXELAS - Apesar de recentemente ter experimentado um aumento económico geral, a zona do euro continua frágil e sem cobertura contra o risco de outra crise. E uma das principais razões é que ainda é vulnerável aos ciclos assimétricos de expansão e crise.
Uma vez que o capitalismo vem dispensando as nações, é tempo de dispensar o capitalismo, de construir redes rizomáticas globais, com alicerces locais, assentes no conhecimento mútuo e em práticas
O INIMIGO IMAGINÁRIO DE TRUMP

24-03-2017 Autor: Zhang Jun

O mês passado, a China comemorou o 20º aniversário da morte de Deng Xiaoping, o principal arquiteto da reforma económica e abertura que catapultou o país para os degraus superiores da escala econômica global.
O QUE PODE UM PRESIDENTE FAZER?

17-03-2017 Autor: Barry Eichengreen

SEOUL – Ao tomar posse, Donald Trump prometeu uma série de mudanças radicais na política económica dos Estados Unidos. Descobriu rapidamente, como aconteceu a anteriores presidentes dos EUA, que o sistema político da América foi concebido para evitar mudanças rápidas e em grande escala,
Quando a grande maioria dos povos está tomada pelo medo do futuro, pelo conformismo e, perante a ausência de uma abordagem teórica popular que explique a estrutura económica a política do mundo de hoje, os mais favorecidos são os que se aproveitam
First Previous Next Last

 

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome