Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ELEIÇÕES

04-10-2019 - Joaquim Jorge

A campanha eleitoral começou e uma recente sondagem da Pitagórica para o JN, TSF e TVI aproxima Rui Rio e o PSD de António Costa e do PS.

Não sei se ainda vai a tempo, mas o debate entre os dois, apesar da maioria dos comentadores de serviço terem dado uma vitória ou empate a António Costa, foi uma clara vitória de Rui Rio. Esse debate teve influência nas sondagens.

Infelizmente alguma comunicação social está manipulada e outra converteu-se em instrumento de propaganda do governo.

As sondagens não ganham eleições, mas podem induzir uma tendência que pode ou não condizer com o que pensam os portugueses.

Esperemos que não haja uma maioria absoluta, mas a seguir que haja a capacidade de formar um governo estável e com capacidade de governar.

O eleitorado está mais polarizado e há uma fissura na sociedade e em alguns casos alguma crispação.

Há um sintoma que o PS não se sente tão seguro que vai vencer por larga margem. O PS lidou mal com alguns dossiers: familiares no governo e agora as golas têm influência.

Um partido que governa, não pode ter a veleidade de pensar que “é tudo deles”. E que “vivem tão alto tão alto que o resto está cá em baixo e não pode fazer nada”. Hoje em dia os portugueses estão mais atentos e apercebem-se do que se passa.

O resultado na Madeira era esperado os portugueses estão contra o “Continuismo”. O PSD está no poder na Madeira há décadas, assim como, no Continente há câmaras em que esteve sempre o mesmo partido, o caso de Matosinhos em que depois do 25 de Abril, foi sempre governado pelo PS.

A ausência de Alberto João Jardim como líder nota-se, mas o que se passa no arquipélago da Madeira tem pouca influência no Continente.

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome