Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 12 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Os Perigosos

04-07-2014 - Raquel Varela

(silêncios)…!? Por momentos pensei que o café, ali pela manhã, na leitaria, tinha um cogumelo alucinogéno. Modernices da Dona Vitória ou, como no romance de Machado de Assis, somos demasiado sãos para a realidade. Na capa do Destak 27 de Junho, em grandes letras, de fundo azul bebé, está que “o aumento do número de acidentes aponta para a recuperação económica”. Lá dentro, o Presidente da Associação de Seguradoras diz, e cito, que há uma “correlação forte e positiva” com o comportamento geral da economia.

Três ideias razoáveis sobre o tema:

1) O aumento dos acidentes de trabalho pode estar simplesmente relacionado com a diminuição das condições laborais. Com a maior precarização. Aliás, aumentaram os acidentes mas diminui o valor das indemnizações, o que aponta justamente para esta causa, isto é, menos segurança, mais acidentes.

2) A economia não é o lucro das empresas, a economia é a produção de riqueza, é a gestão da produção e reprodução, do bem-estar, das sociedades humanas. Portanto, a haver uma correlação ela é entre o aumento de acidentes de trabalho e o aumento do lucro de algumas empresas, mas isso não tem nada a ver com recuperação económica mas sim com degradação da economia e das relações laborais.

3) Finalmente, mesmo que a afirmação fosse verdadeira – e está longe de o ser – não se escreve. Há coisas que por decoro não se dizem, se é que se pensam. Não se escreve na capa de um jornal, não pode ser dito por um responsável de uma empresa, que há uma relação “positiva entre acidentes e recuperação económica”. Porque nos campos de concentração também havia uma relação positiva entre o número de mortos e os trabalhos forçados…e a economia estava em franca recuperação. Aliás o nazismo foi isso, a militarização da sociedade alemã para conter a revolução e encontrar uma “saída” para a crise de 29.

Temos dirigentes, de empresas e jornais, neste país, que cabem como uma luva na definição de O Alienista de Machado de Assis: “possuía um tal conjunto de qualidades morais que era perigoso deixá-lo na rua.”

Raquel Varela

 

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome