Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

REFORMAS ANTECIPADAS………..

05-04-2019 - Henrique Pratas

Eu se não tivesse visto e ouvido não acreditava. Há uns tempos atrás foi anunciado com a devida pompa e circunstâncias que os trabalhadores no ativo se reunissem determinadas condições, nunca muito bem explicitadas poderiam aceder à reforma antecipada, era mais uma boa medida defendida por este Governo.

Ontem, como lhes referi ao ver o Telejornal de soslaio, porque evito ver a televisão portuguesa porque, ou há-de ser os programas culturais da SIC e da TVI, o dos agricultores e quem casar com o meu filho, ou telenovelas de elevadíssimo contributo para nível cultural deste País, não há paciência. Mas como escrevia eu sou confrontado com as afirmações do Ministro das Finanças ou do Dinheiro se quiserem, que não iria haver reformas antecipadas, ora isto contraria o que tinha sido anunciado há três semanas atrás, mas não contentes com isto vem o Ministro do Trabalho a terreiro tentar dar uma explicação mais plausível do que o Ministro dos Dinheiros tinha produzido. Então o senhor Ministro do Trabalho justificou a não implementação das reformas antecipadas porque era importante que os trabalhadores da administração pública que tinham 60 ou mais anos transmitissem os conhecimentos adquiridos ao longo da sua vasta experiência de trabalho aos mais novos colaboradores da administração pública.

É preciso ter muita lata de facto e não é político qualquer um, porque para o ser é preciso ter uma capacidade para mentir levada da breca.

Quantos trabalhadores da administração pública estão “encostados” sem fazer nada, porque não lhes dão trabalho, porque os políticos que estão no poder escolhem os seus boys e girls de confiança relegando para segundo plano aqueles que ao longo de uma vida se dedicaram ao exercício das suas funções. É preciso ter muita lata para apresentar esta desculpa, pouco séria e honesta, as reformas antecipadas não se realizam porque não foram bem pensadas e se esqueceram que não há dinheiro para que as mesmas ocorram, sinónimo disso é o atraso com que a ADSE está a reembolsar quem apresenta despesas de saúde, o reembolso está-se a fazer com mais de 5 meses de atraso e os trabalhadores todos os meses fazem os seus descontos. Talvez fosse bom questionar quem sabe onde param os avultados meios financeiros que a ADSE dispunha, pois mas isto não interessa porque é mexer em interesses instalados.

Um outro motivo não explicado explicitamente é que se os trabalhadores que reunissem as condições para irem para a reforma antecipada, por um lado deixavam de entrar as suas contribuições sociais e os seus impostos, por outro onde se iria buscar o dinheiro para pagar a estes novos reformados que pudessem atingir um número bastante significativo.

Pois é meus caros podemos não gostar destes nossos Governantes ou de outros que já nos Governaram, mas não se esqueçam de uma coisa eles não são parvos, tanto mais que num determinado momento anunciam medidas eleitoralistas como logo a seguir anunciam o seu contrário, ninguém se entende e a falta de carácter e de coerência é coisa que não faz parte da Governação.

Nós na minha opinião vamos de mal a pior, a situação dos precários da administração pública não se resolve, nem ninguém sabe em que estado é que se encontra este processo, em determinadas Unidades e Centros de Saúde não são dados os recibos de vencimento aos trabalhadores, estes limitam-se a ver depositado na sua conta bancária um montante que não podem verificar se está certo ou não, este é um principio elementar da transparência que tanta se fala mas que pouco se pratica.

Mas voltando às reformas antecipadas, eu nunca vi tamanha desculpa esfarrapada e questiono porque é que não dizem a verdade? Não o fazem porque a administração pública é um centro de emprego para os diferentes militantes dos diferentes partidos que exercem funções governativas e aquelas que deram o seu melhor há administração pública não se podem afastar, apesar de estarem “encostados” sem nada para fazer, são importantes que se mantenham no seu posto de trabalho para apagar os fogos que os “meninos” e as “meninas” nomeadas pelos diferentes partidos do arco da governação ateiam e depois não sabem como os apagar, é para isto que servem os mais velhos, que são tratados com pouca ou nenhuma dignidade, são afastados de ações de formação ou de outros eventos que tenham em vista o desenvolvimento da organização onde estão inseridos, sob o pretexto que com as alterações que se pretendem implementar, quando estas entrarem em vigor eles já não estão lá e em vez deles vão os boys e as girls que pouco ou nada sabem, mas uma coisa eles fazem muito bem não pensam e se limitam a repetir aquilo que os seus dirigentes partidários os obrigam a defender, sob pena de perder o lugar que lhes foi oferecido de bandeja, os fretes que ele fazem não têm conta peso e medida, fazem-me apenas lembrar uma empresa que efetuava este tipo de trabalhos aqui em Lisboa e que já não existe Amadeu, Gaudêncio, que se distinguia das outras empresas porque fazia todo o tipo de fretes.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome