Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A ADSE NÃO DISPÕE DE MEIOS FINANCEIROS?

29-03-2019 - Henrique Pratas

A média com que a ADSE já a reembolsar os seus beneficiários é de 5 meses, enquanto os trabalhadores todos os meses pontualmente entre os dias 20 e 22 de cada mês descontam o valor devido para a ADSE.

Depois de ter visto o debate no canal da RTP 1, no Prós e Contras, sobre o sistema da ADSE, onde um ex-dirigente sindical da UGT, afirmou perentoriamente que a ADSE estava de boa saúde financeira, tendo nos seus cofres 500 milhões de euros. Ora se isto é verdade e se todos os meses os trabalhadores da função pública fazem os seus descontos para a referida Instituição porque é que levam tanto tempo a reembolsar os utentes da ADSE?

Tudo isto é muito estranho e eu não consigo entender o porquê de tanto atraso em realizar os devidos reembolsos, falta de pessoal não é porque não estão a deixar sair ninguém por mobilidade, o que será então? Confesso a minha grande curiosidade em saber quais os motivos que presidem a tamanho atraso, tenho mesmo muita dificuldade em perceber o que se passa.

Julgo que o facto de a CUF e os Lusíadas já terem voltado a aceitar utentes da ADSE não será a explicação, problemas com os Mellos não há o que será então?

O que me têm contado é que não há dinheiro, mas se o outro senhor disse na televisão que o dinheiro não é problema em que é que vamos acreditar?

Será que o dinheiro da ADSE está cativo para outros fins, que não aqueles a que estatutariamente está destinado, ou será que de facto não existe o dinheiro que foi anunciado e estamos perante uma casa em que a manta é curta, quando se puxa para a cabeça, vê-se os pés e vice-versa?

Tudo isto é muito estranho e não entendível ao comum dos cidadãos e quando era necessário que alguém habilitado para dar explicações pelos 5 meses de atraso nos reembolsos aos utentes da ADSE, não há ninguém que se pronuncie.

Sei que os funcionários vão trabalhar ao sábado mas não se lhe paga mais por isso, compensam-nos em dias, isto leva-me a pensar que de facto não existe disponibilidades financeiras, mas não o posso sustentar devidamente depois do tal senhor que mencionei no início que a ADSE tinha 500 milhões de euros em carteira.

Se isto é verdade como é que se explica o inexplicável? Existem recursos financeiros, mas só se reembolsam, os beneficiários 5 meses após a apresentação da despesa para ser reembolsado, tudo isto é muito estranho.

Mais uma situação que ocorre no nosso País e que ninguém explica a quem o deve fazer o que se passa, prestar contas para quê e porque motivo, ninguém tem nada que saber o que efetivamente se passa, era o que faltava.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome