Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

QUANDO O POLVO TEM MUITOS TENTACULOS

21-09-2018 - José Janeiro

Um dia quando for grande quero ser corrupto, aldrabão e malabarista, mas só se for um gajo importante e me safar da merda que faço.

Cada vez mais, aqueles que levam a sua vida de forma equilibrada e honesta, por certo se arrependem de ser uns burros idiotas porque o mundo está é para os chicos espertos, que com a maior desfaçatez têm falhas de memoria, têm tiradas de um brilhantismo bacoco e acima de tudo quando condenados saem de “consciência tranquila” de uma pena suspensa e sem devolverem do que se apoderaram.

Vociferamos todos, e com razão, contra esta justiça que apenas serve para torrar dinheiro de impostos por ser ineficaz, e sim é verdade, mas o que esperam quando sabem que os nossos ilustres magistrados mais de 90% passaram à rasquinha nas provas prestadas de acesso à carreira? Mas o mais grave na magistratura é termos jovens imberbes sem a experiência de vida necessária para julgarem e não acharem que vivem num mundo cor de rosa choque.

Os tentáculos do polvo enraizado no âmago da sociedade explorando o “estado” que é de todos nós, com jogadas e jogatinas que levem ao descalabro da sociedade enquanto serviço dos cidadãos, tem o seu apogeu nas decisões a coberto de legalidades duvidosas.

Foi assim ao sabermos com as barragens e os CEMC da EDP da forma como foram decididos, foi assim nos submarinos, foi assim nas PPP's, foi assim na pornografia bancaria, foi assim nas casas de Pedrogão e é assim em tudo o que mexa com dinheiros públicos porque o Estado não se importa por “não lhes custa a ganhar”.

Há problemas? cria-se uma comissão de sábios para analisar, como a comissão ajusta as decisões ao que se quer ouvir, nada se passa, havendo mais barulho cria-se uma comissão parlamentar, que serve para politiquices baratas e não para descobrir a verdade, se há mais barulho, fingimo-nos de morto até passar a novela televisiva.

Foi assim com as Rarissimas, com as armas de Tancos, com o BES, com as sucatas, com o Duarte Lima, com o BPN, com a negritude do banco publico, e será sempre assim com todas as novelas que metam políticos ao barulho. Sim, porque temos que ser uns para os outros, hoje estamos lá “nós” amanhã podem ser “eles” e não vão destapar-nos as merdas que fizémos.

Os mais cândidos e ingénuos, dizem que têm uma arma secreta: o voto. Mas o bocado de papel está minado pela abstenção e pela propaganda eleitoralista que convence os incautos.

… E os tentáculos do polvo mantêm-se inalterados sejam quais forem as cores políticas que nos governem.

Os exemplos dos ditos “poderosos” incentivam a raia miúda a tentar a sua sorte em dimensão mínima e por ser mínima, são facilmente apanhados e enjaulados, porque quando a coisa é grande será melhor analisar bem para se ter mesmo, mas mesmo a certeza., não vão os juízes enganarem-se e depois ainda temos que pagar a bronca.

E os exemplos de gentalha que não tem os mínimos para exercer cargos de responsabilidade abundam em todas as vertentes da sociedade, tropeçamos nas filha putices todos os dias e nem é preciso muito esforço, tudo isto numa sociedade dominada por interesses e politiqueiros reformados que vão ocupando os lugares vagos ou criados para eles, por sabermos que suas excelências reverendíssimas não podem estar desempregados ou põem a boca no trombone.

Mas o grande escândalo corporativo continua a ser a justiça. A justiça que sendo “gerida” por gente impreparada consegue as decisões mais aberrantes que se conhecem, além dos atrasos que provocam nos processos pela permissividade de recursos sem sentido e sem outro objectivo que não seja o atrasar de decisões. Casos semelhantes em países ditos de 1º mundo, são decididos em tempo record e de forma eficaz, sobretudo nos crimes ditos de colarinho branco. Por cá arrastam-se penosamente nos tribunais com recursos e mais recursos que à partida sabemos não serem lógicos, mas que a lei enquadra.

Sim, estamos entregues à bicharada e não nos interessa porque esperamos sempre que o vizinho do lado faça o nosso trabalho.

Até para a semana.

José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome