Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ELOGIOS AO GÉNIO DE ALMEIRIM

21-09-2018 - Francisco Pereira

Venho hoje publicamente honrar e fazer justiça a um génio anónimo que vive em Almeirim, rendendo-me incondicionalmente à superlativa capacidade intelectual desse ser genial, conto rapidamente a história para que percebam. Há uns tempos, estava em minha casa e tirei uma fotografia, (que ilustra o presente artigo), por coincidência estava com a máquina digital, já que o meu telemóvel é arcaico e não tem câmara fotográfica, a tirar fotografias a um dos meus modelos à escala, quando na rua passa um carro circulando em sentido proibido, posteriormente enviei a fotografia para o Notícias que possuiu um blogue sobre o trânsito aqui da cidade, onde os leitores enviam fotografias documentando as tropelias a que diariamente assistem aqui na cidade.

Confesso que não sou muito fã de andar a fotografar cenas tristes, pessoalmente acredito que a coisa só se resolvia a toque de cachaporra e a tiro, acabando com a grande corja de vermes que habita neste país, mas como isso não é possível, calo-me. No entanto naquele dia, tendo em conta a situação, potencialmente perigosa tirei aquela foto.

Recentemente alertaram-me para o facto de alguém ter colocado um comentário nessa fotografia, fui ver, o comentário diz singelamente” É sempre bom saber de onde são tiradas as fotos…”.

Fiquei estarrecido, primeiro porque no meio das dezenas ou se calhar centenas de fotografias que o blogue tem, aquela criatura topou logo com aquela que tirei, depois porque o comentário não tem erros ortográficos o que é bom tendo em conta os dias que correm, poderemos eventualmente questionar ali a utilização da palavra “foto” quando em bom português deveria ser utilizada a palavra “fotografia” ou a utilização do plural “fotos” quando é apenas uma, mas enfim não está mau de todo.

Depois surpreendeu-me verificar que a criatura comentadora é alguém dotado de um intelecto superior, esta pessoa deve possuir não um mas pelo menos dois doutoramentos, percebe-se que é alguém de conduta moral irrepreensível, com valores de civismos elevadíssimos, alguém dono de uma bagagem cultural extraordinária, pessoa preocupada, diligente, norteada pelos princípios da humanidade da decência bem como da honestidade, alguém duma sagacidade superlativa, um verdadeiro génio, desconhecia eu a existência de alguém com tal quociente de inteligência tão acima do normal nesta terra de broncos como eu, esta pessoa é um verdadeiro génio, uma luminosa e edificante fonte de sabedoria neste grande oceano de burridade, colectiva.

E concluo tal, porque o que aquele génio achou digno de comentar na fotografia foi reconhecer o local de onde foi tirada quiçá como que veladamente a ameaçar o fotógrafo, como que a dizer “sei quem tu és”.

O comentário é portanto profundo, inteligentíssimo, é como se alguém sentado no Louvre de cenho franzido olhasse para a Mona Lisa e depois de uma hora de observação disse-se algo do género – não gosto da moldura.

Este tipo de observações só estão ao alcance de gente verdadeiramente dotada, de gente intelectualmente superior, verdadeiros sábios iluminados, que vêem para além daquilo que um pobre mentecapto como eu consegue aperceber.

Infelizmente como ser medíocre que sou, apenas consegui vislumbrar a potencial desgraça que pode suceder a alguém que vire lá ao fundo na esquina daquela rua, que o faça confiante, pois sabe que aquela rua só tem um sentido e num repente bate de frente com o criminoso que conduz em sentido proibido, muitas vezes em velocidade excessiva pois sabe que está a prevaricar, infelizmente eu que sou um humilde néscio, só consegui vislumbrar a perigosidade de tal acto irreflectido, jamais me passando pela cabeça um comentário da inegável qualidade, intelectualmente superior que fez essa pessoa iluminada, nem tal possibilidade está ao alcance da minha limitada capacidade intelectual.

Fique pois o Mundo a saber que em Almeirim há um génio, um génio anónimo talvez tímido, mas que manifesta toda a sua grandeza interior em portentosos comentários que denotam uma inteligência rara, uma inteligência culta e apurada, esta é uma pessoa dotada de um superior intelecto, uma sumidade intelectual sem paralelo, o Mundo precisa de mais gente assim, é gente desta que nos eleva, parabéns ao génio de Almeirim, rendo-me perante si, rendo-me perante a sua superior inteligência, vossa excelência é o reflexo de uma sociedade que ainda não perdeu os seus valores, aqui me confesso vencido pelo superior intelecto de tão sábia luminária, perdoe-me o facto de respirar no mesmo planeta que vossa excelência não sendo digno dessa benesse, mas como não tenho outro planeta, teremos então de partilhar.

Creia-me um dos seus mais dilectos e devotados criados

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome