A factura do BES está a caminho
30-05-2014 - Raquel Varela
Quase 1% do PIB desapareceu por "causa do contabilista". O equivalente a quase 20% do orçamento do Serviço Nacional de Saúde de todos os portugueses. Faliu a parte financeira.
O BES no seu longo caminho que começa também com um qualquer anónimo filho de pai desconhecido no século XIX, feito conde ou barão, que expropria umas quantas propriedades públicas e vai depois por aí fora com salários baixos na ditadura e trabalho forçado nas colónias e finalmente com rendas fixas protegidas pelo Estado nas auto estradas e na saúde. Tudo passa de mão para mão, com a extraordinária capacidade empreendedora, protegida pelo espírito da santa família, dos ...filhos do BES herdarem dos pais do BES que herdaram dos avós do BES. 200 anos de "saídas limpas".
Não sei qual das fórmulas é a melhor metáfora da decadência, se a expropriação despudorada dos salários e reformas, saúde e educação, bem estar, vida, se nem procurarem justificações minimamente credíveis para o facto. O contabilista? E o mordomo e a criada lá de casa, não terão o seu quinhão de culpa?
Compreende-se que ser roubado é mau, mas ser tratado como estúpido era dispensável...

Voltar |