Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Desculpa lá ó Tóino!

07-09-2018 - Francisco Pereira

Caro Tóino,

Escrevo-te esperando que estejas bem, que mal não te quero, apesar das trapalhadas que andas fazendo. Li aqui num pasquim, uma parangona gorda, onde está escrito que tu queres abaixar o IRS aos muitos desgraçados que foram obrigados pelo governo do refugiado de Massamá a emigrar, digo-te já que tu e esse Coelho, são farinha do memo saco, podiam ser até gémeos, não é a escolher como parceiros ora a rata de sacristia patética ora a pateta da esganiçada que vocês, um e outro se safam, nem muito menos a convidar o trauliteiro da foice e do martelo.

Mas que raio de ideia de merda é essa, pergunto eu, ó Tóino, tu na terás aí perto de ti, no meio dessa rapaziada toda que supostamente está aí para te aconselhar, ninguém com mais capacidade intelectual que uma ameba, na terás aí perto de ti, ninguém que tenha ao menos dois neurónios a funcionar, na terás por aí ninguém que tenha os três alqueires bem medidos, ou isso é tudo rapaziada sem tento nem tino, que está aí só para encher a algibeira e dizer que é assessor.

Ó meu pateta, atão tu acreditas que reduzindo o IRS em 50% o pessoal que está lá fora, vem logo a correr aqui para este pardieiro? Tu acreditas que gente que ganha, 3, 4, 5 e mais mil Euros por mês, vai deixar isso, para vir para aqui fazer mais com menos, como vocês tanto gostam, trabalhar que nem um escravo, por mil Euros e as mais das vezes por bem menos. Se acreditas nisso, ó pá, desculpa lá ó Tóino, mas tens essa cabecita toda arrebentada pá, vai ao médico que estás pior do que aquilo que eu pensei!

Dizes no jornal “Claro que o essencial é termos boas ofertas de trabalho e trabalho de qualidade”, mas isso já existe pá, onde andas tu a viver, existem boas ofertas e trabalho de qualidade, o problema é que é tudo pago ao preço da uva mijona, o problema é que as casas, o electricidade, a Educação, a Saúde, o lazer, os combustíveis é tudo cobrado como se fossemos da Europa rica e civilizada, infelizmente os ordenados, a saúde, a educação ou a justiça parecem ser mais parecidos com o Norte de África.

Queres incentivar o pessoal a regressar, muito bem, vou deixar-te a receita é muito simples, resume-se a três palavras que depois podemos decompor em termos práticos; honestidade, decência e profissionalismo.

Decompondo então a coisa, para conseguires atrair essa rapaziada, tens de ter salários decentes e não esta miséria franciscana, precisas principalmente de ter uma Educação decente, com um sistema de ensino oficial com oferta desde a creche até ao superior, mas que cubra efectivamente todo o país, para poderes revitalizar o interior.

Precisas de ter transportes públicos decentes, com politicas de transporte com nexo, um sistema integrado que chegue a todo o país, precisas de comboios principalmente, ao invés de desinvestir, deixar estragar, deviam acarinhar a rede de caminhos-de-ferro, é assim que se faz na Europa de que vocês tanto falam.

Vais precisar de um sistema de Saúde capaz, regulado mais eficazmente que esteja por todo o país ao dispor das pessoas, vais precisar de por esta maralha toda na linha. Vais precisar de ter uma Justiça eficaz, gratuita e o mais célere possível, vais precisar de tanta coisa que eu a credito que quando olhares bem para a tarefa até cais de cu.

Será essencial ter ao nível político, gente honesta e capaz, ao invés disto que temos hoje, sem essa mudança, os que estão lá foram dirão que é mais do mesmo, será essencial que os decisores sejam gente profissional, com ética, que sejam responsabilizados com seriedade por todas as eventuais más utilizações dos dinheiro públicos.

Resumindo para que os nossos voltem, precisas de refazer ou antes precisas de fazer um país, coisa que nos 40 anos anteriores, nenhum desses vários ineptos, incapazes e inúteis que passaram pelos, governos, pelo parlamento e pelas câmaras municipais pensou em fazer, precisas de planear a 30 a 50 ou a 100 anos, precisas de políticas consequentes, precisas de moralizar a sociedade, reduzir ao mínimo possível a corrupção, o amiguismo e compadrio, precisas de tanta coisa que temo bem ó Tóino, que 3 vidas não se te chegam.

Por isso caro Tóino, é pá deixa-te de ideias de merda, até te ficam mal, se na tens nada coerente e capaz para propor, o melhor é calares o bico, de boca fechada não entra mosca nem sai asneira.

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome