Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ASSOCIATIVISMO – ESPAÇO DE SOCIABILIZAÇÃO

03-11-2017 - Pedro Pereira

O movimento associativo em Portugal encontra as suas origens mais remotas nas corporações de ofícios medievais, que funcionavam sob a égide de santos padroeiros em função das respectivas profissões, em torno das quais se agrupavam os seus associados.

Eles eram as corporações de canteiros, de correeiros, de ourives, de tanoeiros, de pescadores e por aí fora. Tinham por objectivo fundamental a «protecção social» dos seus membros, incluindo as despesas de enterro quando do falecimento e o apoio às viúvas e filhos menores.

Este tipo de associativismo existiu um pouco por todo o país, de norte a sul, até aos alvores da modernidade. Um tipo de associativismo que nessa altura irá passar a ser denominado de «mutualista».

Porém, o movimento associativo nos moldes em que hoje o conhecemos teve origem nos anos que se seguiram ao final da guerra civil entre miguelistas e liberais (1832-1834), de que sairá vencedor este último «partido».

Com a vitória liberal e a implantação das reformas legislativas e sociais que se seguiram, o movimento associativo em Portugal ganhou outro fôlego, outros campos de acção, outras dimensões.

Por influência do que se passava além fronteiras (em especial em França e Inglaterra), mas com cunho bem português, surgiram por todo o país imensas colectividades de cultura e recreio, caso das associações filarmónicas (algumas, poucas, já haviam nascido em finais do século anterior), associações humanitárias, de teatro, associações de instrução popular e associações patrióticas, por exemplo. Mas nasceram também, as associações de defesa de classe, como as da classe operária, consentâneas com a industrialização emergente, como é o caso das associações de corticeiros, de metalúrgicos, de caldeireiros, de socorros mútuos. Enfim, de operários fabris. De igual forma surgem as associações de artesãos, de empregados de comércio, de pescadores (com os seus compromissos marítimos), de grémios de industriais, de grémios da lavoura e por aí fora.

Embora os objectivos dos diversos tipos de associações fossem diversos entre si, tinham um denominador comum: a sociabilização.

Sem dúvida que os espaços associativos desempenharam, com maior importância que nos dias de hoje, locais de encontro, de aprendizagem, de vivências e convivências, com um grau de importância e de impacto superiores aqueles que se verificam nos dias de hoje. Nalguns casos, funcionavam como autênticas «universidades do povo».

Com o triunfo do liberalismo, uma nova era teve início, proporcionando ao país, a par de um maior desenvolvimento a todos os níveis, uma nova perspectiva de vida, uma nova forma de estar e de ser na sociedade aos cidadãos em geral, mas sobretudo, aos residentes nas zonas urbanas onde existiam industrias alimentadas por operários deslocalizados maioritariamente do campo à procura de melhores condições de vida para si e para as suas famílias.

De resto, um pouco por todo o país se foi verificando este crescente fenómeno associativo.

O aumento populacional que então se registava nas localidades industrializadas apelava à necessidade de convivência, face à interpenetração de famílias heterogéneas, oriundas das mais diversas regiões do país, tornando assim, espontâneo e inevitável o associativismo.

Em finais do século XIX e inícios do século XX, com o fervilhar crescente dos ideais republicanos, assistimos ao crescente surgimento de agremiações políticas com diversos matizes, nas quais irá germinar o fermento da revolução que implantou a República em 5 de Outubro de 1910. Surgem também associações desportivas. Floresce, igualmente por esta época, um novo tipo de associação de classe; a dos ferroviários, mercê do nascimento e desenvolvimento dos caminhos-de-ferro, que irão desempenhar um papel fundamental na aceleração do desenvolvimento económico e social em Portugal.

O país interligava-se mais rapidamente por via das artérias ferroviárias. As populações encontravam-se. As localidades, as regiões, intercomunicavam-se com fluidez. E descobriam-se. Descobria-se um país unido por laços culturais históricos comuns, mas distinto em hábitos, usos e costumes em função das diversas regiões.

Por via deste fenómeno, as colectividades, as diversas associações, irão desempenhar um papel fundamental como pólos de interpenetração de «culturas» e de união, entre as mais diversas gentes das mais diversas localidades, arribados, sobretudo, pelos acasos da fortuna, aos pólos urbanos industrializados, contribuindo assim, de forma não oficial, para a coesão nacional, de forma muito mais marcante que aquela que foi sempre imposta pelos acasos dos regimes e governantes.

Com a instauração da ditadura salazarista, o movimento associativo irá ser fortemente combatido pelo novo regime, chamado então, de Estado Novo, fundamentalmente, porque as associações eram espaços de liberdade, com órgãos democraticamente eleitos.

Os sindicatos irão ser «domesticados» à força, uns, outros, suprimidos; as colectividades, controladas abertamente, umas, outras, aquelas que iam conseguindo escapar ao controlo férreo da ditadura, viam as suas instalações devassadas pelas botas dos esbirros do regime, os livros das suas bibliotecas apreendidos, etc..

Como forma de tentar anular o movimento associativo espontâneo e as suas actividades, congregando-as num único organismo, o governo criou uma instituição denominada de FNAT (Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho), refundida a sua organização e as suas instalações em INATEL, após o 25 de Abril de 1974.

Mau grado algum êxito (devemos admiti-lo) que este organismo salazarista teve ao longo dos anos junto de uma certa faixa da população, a verdade é que embora as condições adversas em que persistiram em continuar as suas actividades a maior parte das associações ao longo de mais de quarenta anos, o movimento associativo conseguiu retomar as suas actividades em liberdade após Abril de 1974.

Novas associações surgiram, mercê da restauração da democracia. As mais antigas tiveram de se adaptar aos novos tempos. Algumas, conseguiram-no com sucesso, outras, mantém-se como que à procura de novos rumos numa sociedade em mutação acelerada, num mundo cada vez mais globalizado, em que o individualismo prima cada dia mais sobre o colectivismo.

Que rumos pois, nos tempos de hoje, para o movimento associativo?

Pedro Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome