Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ambulâncias de emergência médica em todos os concelhos

04-08-2017 - Henrique Pratas

Foi anunciado com pompa e circunstância que todos os concelhos vão ter ambulâncias de emergência médica.

Existem 17 concelhos que não têm este tipo de ambulância.

O ministro da Saúde faz ainda um balanço das últimas negociações com os vários sectores.

O ministro da Saúde revelou que todos os concelhos vão ter ambulância de emergência médica. É o resultado de um protocolo inédito que vai ser assinado esta sexta-feira na Golegã, com as associações e a Liga dos Bombeiros.

“Pela primeira vez na história de Portugal e na história do SNS e do INEM todos os concelhos do país, sem exceção, vão ter uma ambulância chamada PEM gerida pelos bombeiros em articulação com o INEM”, afirmou Adalberto Campos Fernandes.

Atualmente existem 17 concelhos que não têm este tipo de ambulância, com capacidade para técnicas de suporte básico de vida.

“O INEM vai ceder a responsabilidade da instalação e gestão das ambulâncias PEM (emergência pré-hospitalar)”, explicou o ministro.

Ao abrigo deste acordo, o INEM paga um subsídio trimestral aos bombeiros para assegurarem o funcionamentos das ambulância 24 horas por dia e mais um quantitativo por cada saída da ambulância.

A compra e equipamento das ambulâncias também passa a ser responsabilidade dos bombeiros que vão receber 50 mil euros para cada veículo.

Castro Marim também vai ter ambulância, apesar de não ter corpo de bombeiros. O concelho vizinho de Vila Real de Santo António vai disponibilizar bombeiros para tripularem a viatura de emergência.

Este anúncio é bem-vindo vamos ver é como ele se vai concretizar, porque não basta apenas comprar as ambulâncias é necessário equipá-las quer em termos humanos quer em termos de equipamento, espero e desejo que não seja mais uma pedrada no pântano e a montanha não vá parir mais um rato.

A ser verdade udo o que foi anunciado é certo que as populações vão ficar dotadas de mais meios de auxílio há assistência médica e os concelhos vão ficar dotados de meios para poder “acudir” aos seus cidadãos em tempo útil e assim que seja necessário, oxalá se efetivem as medidas que agora foram anunciadas, vamos esperar par ver como diria o cego.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome