Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O SALVADOR DA EUROPA

09-06-2017 - Henrique Pratas

Existe um Salvador em qualquer parte do globo ou muito perto de nós. Nós por exemplo há pouco tempo atrás tivemos um Salvador que pela primeira vez venceu o concurso da eurovisão de canções dos diferentes Países que compõem as televisões europeias internacionais e não só porque a Austrália também se fez representar, a que título não sei.

Existe mesmo um País chamado República El Salvador situado na América Central, cuja capital é São Salvador.

Quantos de nós já não tivemos por perto um Salvador da Pátria ou da Nação, estamos rodeados por Salvadores e não damos conta disso, basta ir á praia ou a piscinas e temos um Salvador, onde quer que vamos temos um Salvador, há mesmo quem diga que Cavaco Silva foi um Salvador do Partido Comunista Português quando exerceu funções de primeiro-ministro, isto é temos, Salvadores com fartura.

Agora nos momentos que correm temos um Salvador da velha Europa a que deram o nome de Trump, parece-vos estranha esta minha afirmação, mas basta repararem no comportamento do dito Salvador na conferência que ocorreu em Paris sobre o ambiente para colocar os europeus todos unidos. Temos assistido à senhora Merkel a convergir com todos os Países que compõem a União Europeia, quero eu dizer uma União europeia que estava a passar momentos difíceis, bastou que aparecesse um Salvador (Trump) a produzir afirmações como as que produziu para voltar a unir uma Europa que se encontrava desavinda e depois destas declarações verificamos que a Europa se sentiu na necessidade de demonstrar perante os Estados Unidos da América. Não sei se esta convergência vai durar muito tempo o que é certo é que a Europa pontualmente uniu-se, fase a um Salvador com o nome de guerra Donald Trump.

Como se isto não bastasse o mesmo Salvador foi há Arábia Saudita de origem predominantemente muçulmana e vendeu 110 mil milhões de dólares em armamento, transferindo a imagem de Salvador para este País.

Explicito melhor um País que se encontrava “encurralado” entre os diferentes Países Árabes viu-se de um momento para o outro como o centro das atenções dos restantes países de origem árabe, face ao poder que lhe foi conferido pelo dito Salvador que lhe vendeu uma enormidade in quantificável de armas, passámos a ter outro Salvador, a Arábia Saudita.

É o que lhes escrevo, estamos rodeados por Salvadores por tudo quanto é sítio só que não lhes damos a devida atenção.

Bastou esta venda de armas para que rapidamente todos os Países que giram em torno da Arábia Saudita, isolassem o Qatar, na designada guerra aos muçulmanos extremistas, emergiram mais Salvadores, um gerou mais uma série se Salvadores de causas dúbias.

Por cá também os temos com fartura é o que não falta, mas uma coisa é muita estranha para mim com tantos Salvadores espalhados pelo Mundo porque é que não temos dia nenhum em que não corram episódios que nos envergonham e que põem em causa a estabilidade mundial e em vez de Paz e sossego reina a Guerra, a guerrilha e o desassossego institucional.

Não temos Salvadores suficientes que nos acudam……

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome