Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo

09-06-2017 - Henrique Pratas

Na sequência do texto que vos escrevi sobre o Crescimento Económico e onde me referia que a segurança é um dos fatores que tem contribuído para o crescimento da atividade turística em Portugal, eis que vos apresento a justificação, que durará até um dia, quando não sabemos.

Num ranking de 163 países sobre a segurança o mesmo é liderado pela Islândia e Nova Zelândia.

O Índice Global de Paz (IGP) 2017, realizado pelo Instituto para a Economia e Paz (IEP), sediado em Sydney, indica que a pontuação de Portugal subiu duas posições para o terceiro lugar do ranking, consolidando assim a sua posição como um dos países mais pacíficos do mundo.

O IEP considera que Portugal registou "uma melhoria notável", tendo em conta que há cinco anos ocupava a 16.ª posição.

O relatório destaca que a subida para a terceira classificação geral foi determinada por uma recuperação gradual da crise financeira, que resultou numa estabilidade interna no país.

O mesmo documento dá também conta que Portugal melhorou em 12 dos 23 indicadores do Índice Global de Paz, nomeadamente nas importações de armas e manifestações violentas.

O documento sublinha também os melhoramentos registados na taxa de homicídios e na instabilidade política, além de estar a recuperar gradualmente de uma crise financeira.

O IEP indica igualmente que as restrições orçamentais contribuíram para uma redução das operações militares no exterior e no tamanho das Forças Armadas, tornando Portugal num dos países do mundo com menor domínio militar.

A Europa é a região mais pacífica do mundo.

O IGP realça ainda que a Europa é a região mais pacífica do mundo, tendo Portugal registado a maior subida neste continente (até quando?).

O Índice Global de Paz melhorou ligeiramente este ano, algo que acontece pela primeira vez desde 2014, correspondendo a subidas dos indicadores em seis das nove zonas geográficas analisadas.

No topo da tabela estão a Islândia, Nova Zelândia, Portugal, Áustria e Dinamarca, enquanto os países menos pacíficos do mundo continuam a ser a Síria, Afeganistão, Iraque, Sudão e Iémen.

O relatório divulgado quinta-feira é a 11.ª edição e avalia 23 indicadores, como número e duração de conflitos internos e externos, taxa de homicídios, possibilidade de manifestações violentas e grau de militarização.

Aqui fica justificação e a principal razão pela qual a atividade turística tem crescido em Portugal, nós não fizemos para que isto ocorresse nos outros Países é que foi criada a insegurança, nós limitamo-nos a colher os frutos resultantes da desestabilização criada ao nível mundial pelas superpotências, que ficam sempre a ganhar, porque ao ciarem guerras inacabadas e desestabilização, ganham com a venda de armas, porque a principal aposta desses Países não é o desenvolvimento da atividade turística é o desenvolvimento da indústria e da agricultura, setores que geram a riqueza e acrescentam mais-valias aos diferentes Países.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome