Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O MILAGRE CONTADO PELA MILAGREIRA – PARTE II

05-05-2017 - José Janeiro

Como vos contei na semana passada os putos depois de fumarem as barbas de milho conseguiram ver-me.

Combinei com os catraios encontrar-me com eles no mês seguinte também dia 13 porque não sou supersticiosa ou não fosse eu uma santa.

Como só com as barbas de milhos fumadas os putos me viam, pedi-lhes que trouxessem nova remessa e para meu espanto vieram acompanhados de mais gente. Apareci desta vez empoleirada numa azinheira. Com a idade e as cataratas já não distingo as arvores.

Disse-lhes: oh putos eu não quero cá assistência !

Os putos como eram linguarudos ficaram meios estremunhados com o meu raspanete.

A Lucia, perguntou: olhe lá ó santinha o que devemos fazer? Os papalvos querem ver-vos, mas não conseguem porque não têm o espirito santo das barbas de milho, concluiu com um sorriso maroto.

Pois tá bem, assim seja, disse-lhes.

Oh santinha a gente queria ir contigo, pediu o Chico e a Jacinta. Prometo levar-vos um dia destes, mas tu Lucia fica cá mais uns tempos e depois ainda te verei mais.

Oh santinha, disse a Lucia, e fico sozinha?

Não catraia ficas aqui com muita gente, o mundo não vai acabar para já a não ser que me constipe e espirre e depois cria-se um tornado e leva tudo á frente.

Oh santinha e não fazes um milagre nem nada assim uma cura? sabes, para a gente mostrar, pediu a Lucia.

Oh garota antão tu achas que sou medica? Ou achas que sou curandeira? Mas que raio miúda, eu só trepo a oliveiras, azinheiras e coisas assim, disse-lhe meia aborrecida.

Bom tenho que ir que o meu Zé está á espera da janta, venho cá daqui a um mês, disse-lhes e abalei, senão o meu Zé ainda me dá no toutiço.

Passou um mês e quase que perdia o próximo encontro com os catraios, é que isto de calcorrear o mundo afazer milagres tem que se diga.

Desta vez trepei a um carrasco, arrependi-me de morte, aquelas folhas picaram-me os pés todos.

Apareci numa nuvem de poeira que pus o pessoal todo a tossir, gostei da partida que lhes preguei, porque as santas também têm direito a divertir-se.

Estava lá o ti Manel o pai do Chico e da Já, sim já lhes chamava assim. O magano perguntou se era eu que zumbia como as moscas dentro de um cântaro, já viram isto? Estou eu para aqui a fazer um frete dos diabos em cima do carrasco toda picada e ele a perguntar se eram moscas. Ele há cada uma. Tive vontade de lhe dar um sopro para ele cair, mas controlei-me. Tive ganas de dizer á Lucia para o deixar dar uma passa nas barbas de milho mas achei melhor manter a coisa entre nós.

Elas vieram outra vez com a cena do, aí santinha como é o inferno e a guerra que nunca mais acaba, mas eu só lhes disse que acabaria um dia destes mas que eles tinha que continuar a ser devotos às barbas de milho ou eu ia embora.

Lá lhes disse umas patranhas para levarem que contar que um santo padre iria ser trespassado por setas, arrependi-me de ter dito isso porque não me lembrei que já tinham inventado a pólvora e setas era do passado, enfim coisas de santa com 2mil e tal anos, estou velha para estas coisas.

Combinei com os putos virem aqui todos os dias 13 do mês.

Fiquei danada então não é que a 13 de Agosto os putos faltaram ao combinado? La tive que dar uma de magia para a populaça que ali se juntou e desci numa nuvem depois de um trovão e relâmpago, e desci sobre uma azinheira, com esta idade já não distingo muito bem as coisas já me falta a vista e ali havia á mão muitas árvores e confundi-me.

Mas tive que vir por aqui no dia 19 e lá estavam os putos a fumar barbas de milho e a dizerem aos outros que se tinham juntado: garanto-te que consegues ver a santinha dizia a Lúcia entre duas baforadas.

Não os quis desiludir e lá apareci em grande estilo: trovão e relâmpago e pimba em cima da azinheira.

Oh santinha, hoje temos aqui mais uns meninos e queríamos ouvir o que nos tens a dizer, disse a Lúcia.

Oh miúda para a próxima trazes 2 andores um transportado por meninas e outro por meninos e peçam guito aí aos papalvos para uma churrascada que vocês estão muito fraquinhos, disse-lhes.

Bom hoje tenho que ir mais cedo que estou atrasada para um milagre, até para o mês que vem meus, e pimba desapareci.

Isto já me estava a enfadar mas como prometi voltei no mês seguinte, foi breve e como os putos estavam chatos disse-lhes: para a próxima trago a famelga toda para vos cumprimentar, agora estou atrasada para uma reunião no céu. Alguém foi dizer ao meu Jesus que ando por cá a arranjar sarilhos e ele quer-me chatear a coroa.

Enquanto esvoaçava ainda lhes disse até para o mês que vem.

Os putos tinham naquele dia exagerado havia por lá gente para caramba. Como estava chateada com isso pedi ao S. Pedro para descarregar uma aguada daquelas para ver se iam embora, nada disso, decidiram fechar os guarda chuvas e começaram a gritar que nem bezerros: Oh santinha, oh santinha vem até cá, oh santinha.

Estive para não ir mas os putos já tinham feito os charros das barbas de milho e pronto lá fui. Com a pressa aterrei de novo no carrasco e lá me aleijei, que chatice pensei.

Então putos que foi isso, tanta gente? Perguntei

Ah sabes santinha desde que o pai do Chico e da Jacinta falaram nas moscas eles vieram que nem moscas. Vá lá não te chateies.

Ok mas isto já me chateia vir aqui todos os meses, é que sabes tenho muitos milagres e pronto não tenho tempo, para isto - disse-lhes.

Mas vamos lá despachar isto, olha ali daquele lado está o meu Zé, ora digam olá ao meu Zé, parece que nem os anos passam por ele, está tão bonito quanto o padeiro, o Zacarias lembram-se?

Trouxe também o meu menino, o Jesus, não é bonitinho? É um amor, de todos os irmãos é o mais bonito, o malandro fazia cá umas partidas quando era puto. Imaginem que atirou a voar as coisas do templo e depois … bem vocês já sabem, ai ai custa-me pensar nisso.

Não fiques triste santinha, consolou-me a Lúcia.

Olhem putos eu vou-me embora que já está tarde, não precisam de vir mais que pelos vistos já convenceram os papalvos.

A ti Lúcia, vou visitar-te mais vezes e a vossa família vai tomar conta do negocio, serão muitos Martos nos lugares da igreja que vão construir.

José Janeiro

Continua na próxima semana.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome