Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

TAMBÉM TU BRUTUS!

10-03-2017 - José Janeiro

Definitivamente este país é mesmo muito mal frequentado. Não sei porque raio ainda não me convenci, estou preocupado com a minha ingenuidade.

  • E agora é a vez da CARITAS… pois é nem esta organização escapa ao chico espertismo.

A historia conta-se assim:

A instituição fundada em 1924 que tem por base a Igreja Católica e que se destina ao apoio dos mais carenciados sob inspiração de Jesus Cristo, tem afinal 2.4 milhões de euros guardados no banco e mais 1,4 milhões de euros em imoveis. Nada disto seria importante se a instituição não se queixasse de falta de dinheiro e não recebesse do Estado subsídios via consignação de IRS, valores de utentes dos seus lares e creches bem como de peditórios/donativos. Mas acontece que tudo isto é rendimento daquela instituição.

O Publico analisou as contas e descobriu que em 2014 a entidade recebeu 325 mil euros de donativos e entregou aos carenciados 117 mil euros a cerca de 11 mil famílias, como gosto de contas claras resume-se assim: entregou 36% das doações e cada família terá recebido 10,63 euros. Sim leram bem! Esta é a dimensão da caridadezinha.

Temos que concluir: Afinal quem doa tem como objectivo ajudar os carenciados, donde entende que a via mais eficaz seria a CARITAS, mas a entidade embolsa 64% das doações e, digo eu, põe a render. A isto chama-se caridade Cristã. Sim, este facto configura pelo menos burla agravada.

A explicação da entidade é de bradar aos céus, sejam esses céus quais sejam, então os mais de 2 milhões de euros seria uma almofada (nome curioso), para fazer face às “incertezas futuras”, mas em relatórios e contas dos diferentes anos a instituição diz qualquer coisa como isto: “reconhece o agravamento da situação económica do país e queixa-se da falta de meios para fazer face a todas as solicitações”. Estou sem palavras!

  • Entretanto o Marcelo, presidente, que na sua profunda independência motivada pelo cargo, tem dito umas coisas contra o seu partido de base eleitoral. Vai sendo por aqueles acusado de deselegancia porque afinal diz o que demonstra a realidade e os correligionários sentem-se ofendidos porque estavam habituados á múmia da nação. Ora convém recordar que o Prof. Marcelo, não tinha segundo os tipos do PSD, o perfil ideal para ser o candidato daquele partido a Belém, mas á falta de melhor lá teve que ser.

A tal deselegância deu-se quando explicou á bruxa de serviço, ou talvez múmia dois, que não, não tinha havido milagre nas contas públicas de 2016, coisa que ofendeu grandemente os ressabiados daquele grupo de gente que se diz de um partido politico.

Quando a incompetência se destapa, os berros são a forma de defesa da honra.

  • E por falar em defesa da honra. A berraria por parte do PSD, numa atitude em que tudo indica que se sentem tocados pelas polémicas em redor dos 10 mil milhões e com culpa já indisfarçável, levou a três pedidos de defesa da honra. A minha avó dizia que a honra de algumas pessoas era um caule de couve que foi comida por um burro, neste caso cavalgaduras. O que terá motivado tamanha intervenção teria sido nada mais, nada menos que o apertão que receberam sobre o “manifesto nervosismo” por parte do PSD devido á evolução económica, quando “não havia alternativa à austeridade”. Ora sentiram-se as alminhas afectadas na sua honorabilidade, seja lá o que isso seja naquela gentalha, por tamanho insulto, tendo sido necessário recordar-lhes que há 15 dias os mesmos que agora se sentem insultados acusaram o outro de vil, ordinário, reles e soez, sendo que isto já não são insultos, são elogios (ironia).

Ora os “momentum horribilis” do anterior governo, deu mais um passo em frente, quando Nogueira Leite veio a destapar a estratégia para a CGD, e qual foi? perguntam vocês, pensando que fosse algo elaborado, nada disso! foi: “aguentem o barco e continuem se possível a dar credito às empresas”, mais em cima do joelho é impossível. Pois é Nogueira Leite, esse mesmo que foi membro do Conselho Nacional do PSD.

Por hoje fico por aqui, teve que ser curtinho, curtinho.

José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome