A Linha Saúde 24 é inútil: "Não resolve problemas de saúde e devia ser extinta"
30-12-2016 - Henrique Pratas
O Responsável reage à notícia de que o Hospital Pediátrico de Coimbra não recebe informações da Saúde 24, devido a uma falha informática.
O Bastonário da Ordem dos Médicos pede o fim da Linha Saúde 24: é um serviço inútil e só serve para aconselhar os doentes a irem ao médico. José Manuel Silva reage à denúncia de que uma falha no sistema informático tem impedido que as informações de utentes encaminhados pela linha cheguem ao Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC).
“É apenas um atendimento telefónico através de um protocolo, por isso não pode nunca fazer recomendações taxativas, por isso o facto de a Linha de Saúde 24 não estar ligada há um ano ao hospital pediátrico é bem o exemplo da sua inutilidade”, afirma o bastonário, acrescentando: "A linha não resolve nenhum problema de saúde, considero aliás que deveria ser extinta pela sua inutilidade, como é simples de avaliar pelos números".
Para o bastonário, a Linha Saúde 24 não consegue aliviar a pressão dos utentes sobre os serviços de urgências.
“A Linha Saúde 24 aconselha as pessoas a recorrerem ao médico e, no caso do Hospital Pediátrico, também ao serviço de urgência. Aliás, é curioso como as urgências têm aumentado de ano para ano, o que é fácil de verificar considerando que a Linha Saúde 24 não tem impacto que fizesse obviar esse número de urgências”, conclui.
A situação arrasta-se há um ano e o sistema de triagem "é obsoleto", acusa o responsável pelo serviço de urgências, Luís Januário.
"Qual o interesse de se manter a Saúde 24, uma vez que não funciona", questionou a responsável, considerando a "situação lamentável" e uma "menos valia para os utentes" do Pediátrico, sublinha a presidente da Liga de Amigos do HPC, Isabel Maia.
Seria uma exceção se alguma coisa funcionasse bem neste País, ponho a tónica nas desculpas que são dadas que o mau funcionamento se fica a dever ao sistema informático e este que não tivesse as costas largas. Meus senhores o sistema informático só faz, por ora, o que os seres humanos lhe mandam fazer e é necessário adequar a capacidade de funcionamento face às necessidades, isto para mim não passa de uma desculpa esfarrapada, as pessoas qualificadas na área de saúde são necessárias para que através de uma linha telefónica possam indicar a melhor caminho a seguir perante uma situação que lhe s é apresentada, esta história de por um sistema a funcionar para aliviar as idas aos hospitais e unidades de saúde, tem que ser muito bem pensada, e só produz efeitos se tiver pessoas qualificadas no atendimento e os meios necessários para que esse atendimento possa ocorrer no mais rápido espaço de tempo possível, se assim não for, criou-se mais um monstro que não serve para nada e já estou como o bastonário da Ordem dos Médicos se não funciona fecha-se, a saúde das pessoas é a coisa mais importante que podem ter se não se tem o devido cuidado com isso por favor não andem a brincar à saúde, criando sistemas paralelos que em vez de ajudar só complicam. Imaginem que alguém liga para a saúde 24 com um problema de saúde que à partida lhe parece grave, porque nós de medicina não percebemos nada, se não nos for dada uma resposta consistente e em que possamos acreditar, ficamos mais nervosos e desorientados, podendo mesmo cometer atos que não são recomendáveis ao estado de saúde da pessoa em causa.
Há uma falta de PROFISSIONALISMO em todas as áreas neste País e em particular na Saúde, trabalhar para receber o vencimento no final do mês não chega é preciso que sejamos profissionais no que fazemos.
Henrique Pratas
Voltar |