Edição online quinzenal
 
Terça-feira 16 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

360º OU COMO PEGAR NA MERDA PELO LADO LIMPO

16-12-2016 - José Janeiro

Todos já ouvimos as mais sábias palavras alguma vez ditas, como por exemplo: dei uma volta á minha vida de 360º, ou seja ficou exactamente no mesmo sítio. Isto é o que acontece com frequência no nosso dia-a-dia com os nossos queridos incompetentes lideres.

Quando se são “apanhados” com a mentira a sair pelos lábios e os contradizemos com a realidade é comum ouvir: “isso é populismo”! Vamos então aos populismos, ou deverei chamar-lhe verdade inconveniente?

DISPARIDADES OU DISPARATES?

A propósito do relatório sobre a disparidade salarial em Portugal, voltou á baila o tema recorrente da PRODUTIVIDADE. E sobre isto fui ouvindo e lendo os mais completos disparates.

Vejamos para justificar o injustificável dizem os tipos de cátedra na comunicação social: que o salario só pode crescer se crescer a produtividade e até se atreveram a dar exemplos “concretos”: o têxtil e o calçado, indústrias tradicionais de mão-de-obra intensiva e que por isso teriam que ser competitivas via salários e produtividade, senão ai Jesus (o da cruz não o do Sporting) que vem aí o bicho papão.

Mas será que estes teóricos algum dia visitaram este tipo de empresas? (já não digo gerir porque isso duvido que fossem capazes). Obvio que não! Estas empresas e outras trabalham com a máxima produtividade possível, é um facto! As queixas (leiam bem) NÃO SÃO POR VIA DA PRODUTIVIDADE, mas sim, porque trabalham quase todas em subcontratação para as marcas de renome, numa cadeia de valor interminável o que provoca o caos nas margens destas entidades. Logo NÃO É POSSIVEL qualquer aumento de produtividade!

Obvio, que aonde existem as grandes concentrações destas industrias: Famalicão, Covilhã e Barcelos para a têxtil e Felgueiras para o calçado, ali existe a maior concentração de “maisons” e Ferraris, por metro quadrado mas isso são outros quinhentos.

Mas a questão em meu entender é mais profunda, e que ninguém fala, porque não interessa: E a PRODUTIVIDADE dos gestores e ou políticos? Ups lixei tudo!

Pois é, se os salários dos gestores e ou políticos fossem indexados á sua produtividade, muitos teriam que pagar para trabalharem.

Vamos a casos concretos, já que tanto gostam de factos os nosso queridos da cátedra:

Passos Coelho – é o campeão da produtividade versus salários mínimos, tanto que fala o gajo sobre isto! Mas acontece que ninguém ainda lhe perguntou sobre a PRODUTIVIDADE dele enquanto PM! E recordam-se que foi o único PM que deixou o País mais pobre do que recebeu, que grande produtividade!

Gestores bancários – os tais dos salários chorudos que tanto se fala agora via CGD. Como todos se lembram foram a correr pedir batatinhas ao governo para que recuperassem os seus banquitos. E quem recuperou os banquitos dos senhores? Nem mais, os tais da baixa produtividade! Tenho que concluir que a produtividade desses senhores é NEGATIVA. Então porque ganham tanto? Apenas, imaginem, porque tipos destes tão competentes parece que são como os trevos de 4 folhas: raros!

Os nossos de(puta)dos – a enorme produtividade saqueles 230 é estonteante, eles são comissões, eles são rasgos do mais fino recorte, eles são sonecas, eles são tablets com filmes triple X, enfim tudo o que qualquer empregador (nós os pagantes, claro) desejam como empregados.

Quanto á produtividade penso que estamos conversados!

UM RIO TURVO

Ora parece que o plano para aquela coisa a que chamam Partido, sim está mais partido que inteiro isso será assim, é criar um imposto consignado (gosto da palavra) ao pagamento da divida e segundo parece porque haverá que compensar a redução do IVA, IRS e IRC. Ok! Eu confesso que não queria dizer mas não aguento: Mas que merda é esta?

Mas o tipo vai mais longe: “um imposto que teria que dar uma receita de 8,3 mil milhões de euros”. Não! A serio? A puta da branquinha por aqueles lados é boa pra ca%$o (isso mesmo que estão a pensar).

Mas este tipo fez alguma conta simples para dizer a bacorada? Não me parece! Então o burro não sabe que somos 10 mil milhões (mais ou menos) de parolos neste país, dos quais cerca de metade são os que trabalham, descontam-se: desempregados, idosos, crianças e que isso implicaria por cabeça mais de 150 euros por pessoa por ano?

E o idiota referia-se assim só aos juros e o capital? São 230 mil milhões de euros de divida publica e segundo Bruxo-elas, aquela coisa aonde existem uns tipos muito inteligentes, o peso da divida publica para ser gerivel é de 60% do PIB, ou seja teríamos que a reduzir para 105 mil milhões, ou seja 125 mil milhões a menos, ou ainda dito de outra forma, cada um de nós teria que pagar 2500 euros para reduzir a coisa (espero não me ter enganado nos zeros), isto a juntar aos impostos que cada um de nós já paga por ano, fácil se entende que isto é apenas impraticável!

Será que o Mr. River sabe fazer contas básicas, ou só sabe fazer contas de sumir? Ou será que se atrapalhou com os zeros?

QUE SE LIXEM AS ELEIÇÕES

Lembram-se? Pois foi! Soubemos agora que a MARILU reteve pareceres da Inspecção Geral de Finanças sobre as imparidades da CGD, por causa das eleições, claro!

Soubemos que 15 dias antes do trambolhão do putativo governo de Passos pós eleições, tão acarinhado pela mumia ainda conseguiu fazer das suas e vendeu a posição do Estado na ENDIAMA, a empresa de diamantes Angolana, isto porque sim e perdeu coisa pouca 30 milhões de euros com a produtividade enquanto PM, isto segundo avaliações internacionais.

Portanto que se lixem as eleições!

E O PORTUGUÊS MAIS BEM COLOCADO NO RANKING É…

Isabel dos Santos! Pois um jornal “o político” que enquadra os que mais marcam, moldam e guiam a Europa a 28, ou seja o ranking Politico 28, elegeu a “portuguesa” Isabel dos Santos. Não sei se ria ou se chore, por isso limito-me a ficar de boca muito aberta correndo o risco de algum insecto pensar que ali encontra refúgio seguro.

PERMONIÇÕES

O diabo anda á solta o outro bem avisou!

A coisa que é o Relvas lá do sitio, aquele local em Bruxo-elas, e de nome impronunciável, decidiu suspender o alivio da divida Grega, até aqui nada de novo porque tudo se espera daquela gente, o que surpreendeu foram as razões de tal acto: porque o governo Grego decidiu restituir o 13º mês a pensionistas mais pobres e apoiou as ilhas fustigadas pela crise dos emigrantes. Um crime destes merece o mais severo castigo… porque pimento no cu dos outros é refresco!

Não me atrevo a acrescentar mais porque há criancinhas acordadas á hora que o jornal é publicado.

QUANDO O ASCO TOMA CONTA DE NÓS

Morreu Manuel Escobar, 68 anos, deficiente motor, residente em Pombal, Alfândega da Fé, que há vários meses vinha pedindo a institucionalização num lar de idosos. Perdeu a vida, na sexta-feira, após ter dado entrada no hospital em situação de hipotermia. IN JN!

Passos Coelho acusou o PS de apoucar as propostas sociais-democratas apresentadas na discussão do Orçamento do Estado para 2017. O líder do PSD considera que os chumbos socialistas não ajudam ao diálogo entre os partidos. IN SIC

Negocio do plasma:

O negócio, denunciado pela TVI numa grande reportagem emitida em Junho de 2015, é altamente polémico. E não só porque Portugal era dos poucos países da Europa que não aproveitava o plasma seguro dos seus dadores (acabando por destrui-lo, pagando a uma empresa para esse efeito, em vez de lucrar com a venda no mercado internacional), tendo de gastar milhões a comprar plasma de dadores estrangeiros à Octapharma. IN VISÃO

Não consigo comentar é mau demais!

Até para a semana
José Janeiro

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome