Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Negócios fedorentos

11-11-2016 - Mariana Mortágua

Portugal foi palco de uma campanha ideológica que favoreceu, ao longo dos últimos anos, uma poderosa agenda de privatizações e benefícios ao acolhimento de qualquer tipo de investimento. O resultado foi uma postura totalmente acrítica quanto ao propósito da alienação de empresas estratégicas, mas também quanto ao tipo de investimento em causa.

A privatização da EGF, empresa de gestão de resíduos urbanos, é um desses exemplos. Quem tentou impedir a operação alegou, com razão, para os perigos da entrega de atividade tão lucrativa a privados. Em Itália, onde a experiência já tinha sido feita, as empresas privadas passaram a receber milhões que desviaram para os negócios da máfia, depositando o lixo em aterros ilegais.

O excesso de resíduos por tratar criou um enorme problema no sul de Itália. Parte desse problema está agora a ser resolvido através da exportação de resíduos para outros países. Ficámos, na semana passada, a saber que Portugal ficou com uma parte desse negócio.

Chegaram ao porto de Setúbal 2736 toneladas de resíduos não tratados importados de Itália pelo grupo SAPEC. Espera-se que, durante um ano, possam vir a chegar mais 60 mil toneladas de lixo a Portugal. Tudo isto sem conhecimento prévio da Inspeção-Geral do Ambiente.

Com ou sem lucro, este negócio é perigoso para o país, que não tem nada que fazer de aterro da Europa.

* DEPUTADA DO BE

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome