Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 18 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ter filhos em Almeirim dá para ser excluído dos benefícios

18-03-2016 - Eduardo Milheiro

A partir do próximo ano as famílias com filhos poderão beneficiar de um desconto no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI),   mas a Câmara de Almeirim não vai dar este benefício aos Pais Almeirinenses.

E é verdade, enquanto em muitos municípios deste País os cidadãos beneficiam de um desconto no IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) por ter filhos, em Almeirim este beneficio não existe e PORQUÊ???

Porque o Senhor presidente da Câmara Municipal de Almeirim parece dizer que é mais importante não desperdiçar este dinheiro com os munícipes, a incentivar a demografia e a aumentar o poder de compra dos cidadãos, pois na sua aplicação esta medida está feita nesse sentido e é progressiva conforme o número de filhos, redução do IMI até 10%;  dois dependentes a cargo: redução do IMI até 15% e três dependentes a cargo: redução do IMI até 20%.

Mas diz o Senhor presidente através das redes sociais que não vai aplicar a medida. “apesar do IMI, como disse, ter aumentado as receitas gerais são muito menores. É bom baixar impostos? Claro que é, mas nesta conjuntura seria irresponsável.

Para o Presidente é preferível pagar aos fornecedores a 7 dias, do que contribuir para o aumento da Natalidade, mas o que é isto de pagar a 7 dias? Ou se paga a pronto ou a 30 dias, as empresas estão organizadas no que diz respeito aos prazos de pagamento e o mais usual é ser a pronto ou a 30 dias, havendo outros prazos para acordar como é óbvio, e a 7 dias é um pronto de pagamento que gostaria de ver reflectido nos preços de compra.

Não será mais inteligente, lançar mais dinheiro na economia, baixando o IMI e em consequência dar maior poder de compra aos cidadãos.

“Não é significativa esta medida do IMI”, diz o Presidente da Câmara, também há muita coisa que não significa nada e anda cá (!), mas é importante na política que se dêem indicações da forma como se pensa e age porque de outro modo, corre-se o risco de ser, ou não, conotado com coisas do passado que ninguém quer, podendo aqui lembrar a frase de um vereador de nome Luís Correia - do tempo da outra senhora aqui em Almeirim - que uma vez disse, sobre a construção do ciclo preparatório, “Será que a Câmara tem o dever de educar os filhos dos outros”.

Pelo que me apercebo, a posição desta Câmara é como a do Governo do PSD/CDS, a classe média que pague a crise e se temos de ajudar, não são os trabalhadores, mas os empresários (patrões) e faz-me lembrar novamente as palavras do falecido vereador Luís Correia.

Este tipo de pensamento dos homens do PS já o conheço bem, é o tipo de pensamento dos Assis e Ca. Lda., ou seja, da Direita do Partido Socialista.

Eduardo Milheiro

5 de Fevereiro de 2016

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome