Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Almeirim: Cidade ou uma "boa" Vila?

20-09-2013 - João Torres

O que é Almeirim a 15 dias do sufrágio autárquico de Setembro de 2013?
Almeirim, infelizmente tem perdido nos últimos anos o "comboio" do investimento. Investimento esse que através da sua Zona Industrial, a privilegiada localização geográfica e os acessos rodoviários já há muito que poderia ter sido potenciado, atraindo dessa forma emprego, fixando população e consequentemente o incremento da qualidade de vida e natalidade.

Tal não aconteceu.

Os sucessivos mandatos do actual Presidente da Autarquia revelaram-se à sua maneira eficazes, não na tal captação de investimento, mas sim na angariação de fundos comunitários. Justiça seja feita que enquanto esses mesmos fundos eram abundantes, poucos foram os que não terão sido aproveitados.

No entanto, as decisões tomadas para a utilização desse dinheiro, nem sempre foram as melhores. Criaram-se assim e forçosamente alguns "elefantes brancos" no Concelho, incapazes de serem geridos já que além de serem extremamente dispendiosos em termos de manutenção, não possuem os recursos humanos que os coloquem a funcionar convenientemente, nem o público para os usufruir. Um desses exemplos continua a ser o Cine Teatro. Obra orçada, salvo o erro, em dois milhões e quinhentos mil euros, o equipamento em si carece de uma equipa técnica que o possa dinamizar convenientemente. Mas como? Como, se o investimento no Concelho não foi devidamente potenciado?

Lembro-me que durante os anos da minha experiência autárquica como Vereador, sempre alertei para a necessidade de promover o Concelho ao mais alto nível. Com a participação da Autarquia em feiras empresariais, quer em Portugal ou mesmo no estrangeiro, com uma imagem moderna, com uma representação apelativa ao potencial investidor. Ferramentas nunca faltaram para tal. Veja-se o exemplo da Gastronomia, do Vinho e da própria Paisagem.
Resposta vezes sem conta dada pelo actual Presidente da Autarquia:

        - " Oh João, deveria deixar de colocar tanta paixão nas ideias que tem. Uma solução dessas custará muito, financeiramente!!!" Pois... Paixão! Gosto! Querer que um Concelho e consequentemente a sua população evolua. E para que tal aconteça não será necessária uma grande dose de paixão e entrega?

Eu acredito e sempre continuarei a acreditar que sim.

A Zona Industrial serviu ao longo dos anos, desde a sua instalação para que certas pessoas conseguissem certos negócios. Lotes adquiridos por certas pessoas que foram deixados ao abandono durante anos, embora o regulamento da mesma exigisse um tempo limite para construção no lote.

Lotes comprados que serviram para proveito particular e não para proveito do Concelho.
Almeirim foi sendo assim, sacrificada nas boas oportunidades e prejudicada a sua população.

Almeirim que se tornou Cidade quase ao mesmo tempo de começo de vida autárquica do actual Presidente, apresenta-se-nos hoje em dia, na minha opinião, como uma "boa" Vila. Um retrocesso que espelha bem a falta de habilidade política dos sucessivos executivos camarários ao longo dos últimos anos, nos quais, obviamente, me incluo. Faltou-me com toda a certeza a "paixão" necessária para enfrentar um Gabinete Presidencial fechado e centrado em decisões discutidas e logo a seguir concretizadas.

E com tudo isto, eis que nos resta uma "boa" Vila. Cidade, essa, vai ter de esperar.

João Torres
11 de Setembro de 2013
(12 anos após os atentados do World Trade Center)

 

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome