Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Terra de partidas - Portugal

11-09-2015 - Eurico Henriques

Hoje há que se ter a devida noção do que significa a partida de tantos jovens e não só. O investimento na educação, feito pelas famílias e pelo Estado, voa. Vamos a uma explicação: os jovens que cursaram nas nossas universidades, alcançando a devida graduação académica em áreas importantes do conhecimento e da tecnologia, estão em contínua partida. Procuram e encontram trabalho nas suas áreas específicas.

A situação nacional, que faz diminuir as atividades económicas de toda a natureza, não responde à exigência de colocação e de emprego.

Um país só pode ser desenvolvido se tiver gente em condições de realizar esse desenvolvimento.

A formação académica, dita superior, o ter um filho na Universidade que vai ser “doutor”, todas estas afirmações representavam e continuam a representar momentos de satisfação e orgulho para as famílias. Mais ainda se essas famílias pertenciam à média ou pequena burguesia.

A partir da década de oitenta do século passado, as condições proporcionadas aos estudantes que seguiam para o ensino universitário, aumentaram. Surgiram novas universidades. As opções abriram-se.

Estamos a viver um tempo excecional. O número de jovens licenciados aumentou consideravelmente. Mas e as saídas profissionais? O país não dá a devida resposta. Os interesses instalados e as políticas de diminuição cega da despesa pública impedem a criação de respostas que são fundamentais.

Corremos o risco, sério risco, de voltarmos a uma apagada e vil tristeza.

Ontem fui ao aeroporto. Porta de saída e porta de entrada, talvez melhor porta de regresso. Fui despedir-me da minha filha mais nova. Bióloga Marinha, formada na Universidade de Lisboa e com doutoramento na de Londres, partiu para a África do Sul. Trabalha lá. Longe. Com o seu conhecimento e competência. Na semana passada esteve numa Conferência Internacional, na Universidade de Liverpool, UK, onde apresentou uma comunicação. Antes já tinha passado pelo Brasil.

Boa viagem, disse então. Hoje recebo a confirmação da chegada.

Eurico Henriques – Lic.ª em História e Comunicação. M. em Ciências da Educação.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome