Edição online quinzenal
 
Terça-feira 9 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ABRIL

17-04-2015 - Henrique Pratas

Chegámos ao mês de abril, o meu mês preferido, particularmente a partir do dia 21 até ao final do mês, a origem do nome provem de, Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus , deusa do amor e da paixão. Outra versão é que se relaciona com Afrodite , nome grego da deusa Vénus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia " abril".

Para nós este mês é relevante em dois sentidos, o primeiro no Estado Novo, foi designado e escolhido para ser o “Abril em Portugal”, altura em que se aproveitava para fazer a divulgação dos potenciais turísticos junto dos outros Países e ao nível interno dava-se um acolhimento mais próximo aos cidadãos estrangeiros que nos visitavam, eram ao fim e ao cabo situações de simpatia, atributo em que nós portugueses damos cartas.

Abril é também o mês de transição do Inverno para a Primavera, onde os dias crescem e sai-se de uma situação cinzenta escura, muitas vezes pronúncia de uma morte anunciada para um clima em que os dias crescem, há mais luz, as almas predispõem-se de uma forma mais saudável, bem-disposta e por vezes mais criativa.

O mês com todos os predicados que lhe estão subjacentes, incluindo a capacidade que proporciona aos agricultores de fazer as primeiras “semeaduras” e se o tempo correr de feição permite também fazer as primeiras colheitas de novos produtos, que animam quem os colhe e quem os come.

Abril é também o mês em que durante o dia podemos ter as 4 estações do ano contidas em 24 horas, é brilhante, independentemente de se dizer “ abril águas mil” e de chover com alguma abundância em determinados anos nuns mais do que outros o que é facto é que os dias são menos frios, despontam as primeiras flores, as amendoeiras ficam em flor e a natureza se repararem, parece renascer das cinzas, sente-se a mesma a desabrochar, como a dizer cá estamos nós outra vez prontos para o que o der e vier.

Tão mais importante e associado à breve descrição que fiz sobre o surgimento do nome do mês, está associado o sentimento de liberdade como a espuma do mar, provavelmente que a nossa hora de libertação de um regime totalitário se deu em 25 do mês que vos escrevo, então temos um outro atributo associado ao mês a libertação da sociedade portuguesa e o fim dos presos por “delitos”de origem politica.

Este acontecimento veio acrescentar mais valor ao mês de abril e irá ficar na memória de todos nós pelas melhores razões, quem experimentou esse dia de liberdade e teve a capacidade de a conseguir respirar nunca mais esquecerá esse ar, só é pena que tenha durado até 24 de novembro de 1975, escrevo eu.

Este mês dá-nos tudo, renova-nos, não é por acaso que os nossos anciãos dizem que o Inverno é medonho e assim que entramos em abril todos eles voltam a ganhar uma nova alma, ficam com mais vontade para fazer coisas não estão tão acabrunhados, o mês de abril pelas razões que invoquei proporciona a todos nós a geração de novas expectativas, a nossa imaginação desenvolve-se e os nossos sonhos surgem com mais frequência e em catadupas, as mentalidades ficam mais abertas e com mais disponibilidade para ouvir, pensar e agir.

Pelo que acabei de escrever e por todos os outros motivos que possam encontrar termino escrevendo VIVA ABRIL SEMPRE e para quem teve o privilégio de nascer neste mês que felizes que somos, por esse simples facto.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome