ATENAS RECLAMA A BERLIM INDEMNIZAÇÃO DE 279 MIL MILHÕES DE EUROS PELA OCUPAÇÃO DA GRÉCIA PELA ALEMANHA NAZI
10-04-2015 - Alfredo Barroso
O Governo de Alexis Tsipras calculou o montante dos custos da ocupação da Grécia pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial e exige à chanceler Angela Merkel que Berlim pague a Atenas uma indemnização de 279 mil milhões de euros. O valor reclamado corresponde a quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) alemão.
Paraa Alemanha, a questão não é nova: em Março passado, Alexis Tsipras foi a Berlim reunir com a chanceler e insistiu com Angela Merkel, reclamando o pagamento de uma compensação devida pela ocupação alemã da Grécia. E ainda que Merkel, reticente em tocar nos assuntos do passado, responda desde então que o assunto ficou resolvido com a assinatura de um acordo compensatório em 1960 (no qual a Grécia não participou), Tsipras não desiste. Nem ele, nem os deputados e muito menos os ministros do seu governo.
Segundo a BBC, ,foi o vice-ministro das Finanças, que trabalha sob a alçada de Yanis Varoufakis,quem apresentou os números: de acordo com os cálculos de Dimitris Mardas, a Alemanha deve à Grécia 279 mil milhões de euros, incluindo os 10,3 mil milhões que o Banco da Grécia foi obrigado a emprestar ao Terceiro Reich durante a ocupação nazi.
Mardas revelou o montante à comissão criada pelo Parlamento grego para investigar e apurar responsabilidades na dívida grega, inclusivamente no resgate de 2010, cujo montante ascende aos 240 mil milhões de euros - a indemnização agora pedida à Alemanha ultrapassa este valor, que a Grécia deve aos credores internacionais,em 39 mil milhões.
O jornal britânico Telegraph fez as contas e avança com um dado impressionante: a indemnização exigida por Atenas representa quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha.
A Grécia foi ocupada pelo Terceiro Reich em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial: só em Atenas, cerca de 40 mil pessoas terão morrido à fome. Em cálculos anteriores, a Grécia tinha estimado os custos da ocupação alemã em 160 mil milhões de euros, mas o número foi agora revisto e leva em conta também a destruição do património nacional. Os ministros gregos não excluem ainda a possibilidade de se apropriarem de património alemão em território nacional, para compensarem as famílias das vítimas dos crimes de guerra nazis.
O Telegraph cita mesmo uma sondagem, feita por uma estação de rádio grega, que indica que mais de 80% dos gregos concorda com a exigência de uma indemnização à Alemanha pelas dívidas nazis.
Em 1960, Berlim tinha pago a Atenas 115 milhões de marcos, uma fracção ridícula daquilo que a Grécia agora reclama, alegando que este valor nem sequer cobre as infraestruturas danificadas, os crimes de guerra e o empréstimo que os gregos foram obrigados a conceder ao regime de Hitler.
Os militantes do Syriza têm insistido em culpar a Alemanha pela austeridade que devastou a Grécia, que tem agora de pagar aos credores internacionais o resgate acordado em 2010. Tsipras está a tentar renegociar o pagamento dos 240 mil milhões de euros do programa de assistência financeira, estando a Grécia sem receber qualquer ajuda desde Agosto de 2014, já que os credores estão descontentes com o ritmo - e a qualidade - das reformas gregas.
Até quinta-feira, dia 9 de Abril, a Grécia tem de pagar 448 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, mas o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, já assegurou que o país vai cumprir e desembolsar a verba devida ao FMI. Apesar das dificuldades de liquidez, Varoufakis já veio dizer que «a Grécia pretende cumprir todas as obrigações perante todos os credores, ad infinitum».
Alfredo Barroso
Voltar |