Edição online quinzenal
 
Domingo 14 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

ATENAS RECLAMA A BERLIM INDEMNIZAÇÃO DE 279 MIL MILHÕES DE EUROS PELA OCUPAÇÃO DA GRÉCIA PELA ALEMANHA NAZI

10-04-2015 - Alfredo Barroso

O Governo de Alexis Tsipras calculou o montante dos custos da ocupação da Grécia pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial e exige à chanceler Angela Merkel que Berlim pague a Atenas uma indemnização de 279 mil milhões de euros. O valor reclamado corresponde a quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) alemão.

Paraa Alemanha, a questão não é nova: em Março passado, Alexis Tsipras foi a Berlim reunir com a chanceler e insistiu com Angela Merkel, reclamando o pagamento de uma compensação devida pela ocupação alemã da Grécia. E ainda que Merkel, reticente em tocar nos assuntos do passado, responda desde então que o assunto ficou resolvido com a assinatura de um acordo compensatório em 1960 (no qual a Grécia não participou), Tsipras não desiste. Nem ele, nem os deputados e muito menos os ministros do seu governo.

Segundo a BBC, ,foi o vice-ministro das Finanças, que trabalha sob a alçada de Yanis Varoufakis,quem apresentou os números: de acordo com os cálculos de Dimitris Mardas, a Alemanha deve à Grécia 279 mil milhões de euros, incluindo os 10,3 mil milhões que o Banco da Grécia foi obrigado a emprestar ao Terceiro Reich durante a ocupação nazi.

Mardas revelou o montante à comissão criada pelo Parlamento grego para investigar e apurar responsabilidades na dívida grega, inclusivamente no resgate de 2010, cujo montante ascende aos 240 mil milhões de euros - a indemnização agora pedida à Alemanha ultrapassa este valor, que a Grécia deve aos credores internacionais,em 39 mil milhões.

O jornal britânico Telegraph fez as contas e avança com um dado impressionante: a indemnização exigida por Atenas representa quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha.

A Grécia foi ocupada pelo Terceiro Reich em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial: só em Atenas, cerca de 40 mil pessoas terão morrido à fome. Em cálculos anteriores, a Grécia tinha estimado os custos da ocupação alemã em 160 mil milhões de euros, mas o número foi agora revisto e leva em conta também a destruição do património nacional. Os ministros gregos não excluem ainda a possibilidade de se apropriarem de património alemão em território nacional, para compensarem as famílias das vítimas dos crimes de guerra nazis.

O Telegraph cita mesmo uma sondagem, feita por uma estação de rádio grega, que indica que mais de 80% dos gregos concorda com a exigência de uma indemnização à Alemanha pelas dívidas nazis.

Em 1960, Berlim tinha pago a Atenas 115 milhões de marcos, uma fracção ridícula daquilo que a Grécia agora reclama, alegando que este valor nem sequer cobre as infraestruturas danificadas, os crimes de guerra e o empréstimo que os gregos foram obrigados a conceder ao regime de Hitler.

Os militantes do Syriza têm insistido em culpar a Alemanha pela austeridade que devastou a Grécia, que tem agora de pagar aos credores internacionais o resgate acordado em 2010. Tsipras está a tentar renegociar o pagamento dos 240 mil milhões de euros do programa de assistência financeira, estando a Grécia sem receber qualquer ajuda desde Agosto de 2014, já que os credores estão descontentes com o ritmo - e a qualidade - das reformas gregas.

Até quinta-feira, dia 9 de Abril, a Grécia tem de pagar 448 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, mas o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, já assegurou que o país vai cumprir e desembolsar a verba devida ao FMI. Apesar das dificuldades de liquidez, Varoufakis já veio dizer que «a Grécia pretende cumprir todas as obrigações perante todos os credores, ad infinitum».

Alfredo Barroso

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome