Edição online quinzenal
 
Domingo 14 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Os três dilemas de António Costa e do PS

06-03-2015 - André Freire

Primeiro, saber qual será a extensão da vitória. Já se percebeu que o PS irá lutar por uma maioria absoluta, mas tal afigura-se improvável.

Mas mesmo não havendo maioria absoluta, fará diferença se a maioria for ampla ou se for uma maioria magra. Para um bom resultado, um discurso claro, mobilizador, realista mas ambicioso, é crucial. Até agora tem faltado, mas está ao alcance de Costa, assim ele o queira fazer e correr os riscos associados.

Segundo, o dilema ligado à política de alianças. Costa tem dito que quer dessacralizar a ideia de "arco da governação", mas não basta. Se o PS quer ser alternativa não pode dar sinais de se vai aliar à direita, reciclando-a e branqueando o seu legado. Para ser alternativa precisa de rejeitar não só as políticas atuais mas também os seus protagonistas. Claro que se a maioria (relativa) que vier a obter for confortável e existirem novos parceiros potenciais de aliança no parlamento, tais como o PDR e o LIVRE-Tempo de Avançar por exemplo, a tarefa pode ficar facilitada.

Terceiro, qual o mandato que pretende obter para negociar com a Europa. Sabemos que não são fáceis as negociações europeias, mas, por um lado, sabemos que a persistirmos neste rumo os partidos socialistas arriscam a irrelevância política. Por outro lado, sabemos que as vitórias que o Syriza tem obtido na arena europeia são devedoras do mandato claro que recebeu dos seus eleitores. Quererá Costa arriscar neste domínio e tomar posições minimamente claras em temas-chave, ou preferirá ver se os ventos europeus lhe sopram de feição? Até agora parece mais neste segundo registo, mas os riscos de "hollandização" são muito elevados neste caso.

André Freire

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome