Edição online quinzenal
 
Terça-feira 9 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Sempre a Aviar

02-01-2015 - Francisco Pereira

Fui sempre muito crítico em relação ao sector Defesa Nacional, reportando-nos apenas ao período de 1974 ao presente, a longa sucessão de ministros da defesa é um lamentável e triste cortejo de casos de homem errado no local errado.
Não terão sido todos péssimos, verdade seja dita, de 1974 até 1982 a coisa nem foi má de todo, homens da estatura de Firmino Miguel, Vítor Alves e Loureiro dos Santos, conhecedores do meio tiveram desempenhos razoáveis tendo em conta que vivíamos tempos de vacas magras, a Defesa andava na incerteza!

De 1982 ao presente é a miséria total, cada um pior que o outro. Os últimos quatro então, é de bradar aos céus, Portas, Amado, Severiano Teixeira, Santos Silva e o actual, Aguiar Branco, são excelentes exemplos daquilo que não deve ser um Ministro da Defesa.

Severiano Teixeira, foi inócuo, foi uma espécie de “melhoral” à Defesa nem fez bem nem mal, é um intelectual, sente-se mais à vontade com papéis, com livros e aulas em universidades, o papel que deveria ter cumprido era o de alguém firme e decidido com profundos conhecimentos sobre a área, infelizmente, nunca o foi capaz de preencher, foi o único dos quatro em que depositava alguma confiança, mas apresentou-se frouxo e limitou-se a gerir, mal, as abstrusidades causadas por Portas, que diga-se em abono da verdade é do ponto de vista do trabalho um tipo com garra, mas peca por perceber tanto de Defesa como eu de patinagem no gelo, resultado está à vista, trapalhadas e mais trapalhadas, dinheiro gasto a esmo e sem objectivo nenhum. Foi incoerente, acumulou disparate a seguir a disparate, não chega ter uma excelente capacidade de trabalho, é necessário entender, saber e perceber de Defesa, o que claramente não foi o caso.

Amado, foi mais um “melhoral”, apagado, completamente anódino, caiu na Defesa como poderia ter caído na Cultura ou no Ponto Cruz, daria no mesmo, uma nulidade, mais uma. Quanto a Santos Silva, foi mais um desempenho para cumprir calendário e pouco mais, não se sente à vontade, não vê um boi daquilo e pior tal como os demais será completamente manobrado e enganado pelos lobbies da Defesa. Aguiar Branco nem merece aqui figurar é uma figura completamente anónima.

O resultado deste fadário de ignorância, temo-lo à vista desarmada, como convém à Defesa, nos milhares de milhões de euros malbaratados, que como é costume ninguém assume a culpa de ter feito desperdiçar, presumindo alguns dos propiciadores do disparate de capacidades superiores tal é a verve de superioridade e as certezas que apresentam quando falam em público na qualidade de deputados de líderes partidários e ou membros de governo, aqui das duas três ou nos estão a tentar enganar, ou são tão ignorantes que acreditam verdadeiramente que fizeram um bom trabalho, mesmo quando todas as provas apontam para o contrário.

Vem este artigo na sequência dessa badalhoca pretensão dos “nuestroshernanos”, sempre dispostos a tentarem romper-nos os fundilhos, não que eu tenha alguma esperança nas nossas forças armadas, nem tão pouco que espere uma invasão castelhana, mas seria bom ver ao invés de submarinos e APC’s que servempara nada, navios de superfície capazes que fizessem valer e impor a nossa soberania, ou pouco que dela resta.

Um Feliz Ano

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome