Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Será que ainda existe um País chamado PORTUGAL?

19-12-2014 - Armindo Bento

País é um determinado território social, política e geograficamente delimitado, habitado por uma população com cultura comum. Comummente, País está associado a Estado ou Governo, mesmo que para que tal aconteça seja necessário um governo independente e soberano, que governa o povo e garante a ordem através de leis, seguindo uma Constituição. Sendo considerado que  o Estado é uma entidade com "uma população permanente, território definido, governo e a capacidade de entrar em relação com outros Estados".

Segundo estas definições e características surge-nos muitas dúvidas, se aquele País, com mais de 800 anos de História se, ainda existe enquanto tal. Mas vejamos:

1)      No tocante à delimitação da sua área geográfica, o denominado território, parece-nos que talvez, ainda seja a mesma, com algumas duvidas se Espanha não se “locuptou” com alguns “bocados. Mas já o mesmo não aconteceu quanto a alguns exercícios de gestão deste território e em determinadas áreas da utilização dos seus meios recursos naturais, que foram cedidos a União Europeia e outros vendidos aos “bocados” a estrangeiros, em especial chineses, alemães, americanos, brasileiros, russos etc.

2)       Quanto a ter um governo independente, tal será apenas e só uma miragem aos diversos níveis que podemos atender, nomeadamente o incumprimento sucessivo da Constituição, a dependência da União Europeia, a incapacidade de gestão dos recursos materiais e naturais dos meios existentes no País, com a sua cedência a estrangeiros, nomeadamente aos anteriormente referidos, faltando apenas a TAP e pouco mais, o elevado endividamento financeiro, que já ultrapassou os 132% da riqueza produzida, anualmente no Pais, da qual estamos apenas a suportar os juros, sendo que na generalidade à acordo da sua “impagabilidade nos termos em que a mesma foi contratualizada” – isto é existe uma completa incapacidade do governo da gestão do interesse nacional, com esta cedência, alicerçada apenas e só em termos ideológicos de um  “Governo colhe os frutos da sua ideologia anarcoliberal onde já o mais humilde ofício de qualquer repartição é feito em regime de  outsourcing”.

3)       Quanto ao exercício de cidadania, os cidadãos reformados, pensionistas e que vivem do seu trabalho, foram objecto de uma “extorsão dos seus rendimentos do trabalho”, com redução dos mesmos, em média de 30%, enquanto os  impostos das empresas, nomeadamente das maiores, foram reduzidos em 20%, sendo que grande parte delas nem sequer tem a sede no nosso País.

4)      De todos os números que atestam esta realidade, os mais impressionantes são, sem dúvida, os do desemprego. De acordo com os últimos dados “um milhão e 200 mil não trabalham, de entre desempregados, inactivos e empregados a tempo parcial que querem trabalhar mais horas. E deste milhão e 200 mil, apenas 30 mil representam inactivos não disponíveis. Neste grande milhão vazio, 32% são jovens entre os 15 e os 24 anos. E 67% estão desempregados há mais de um ano”. Para além destes, nos últimos três anos, mais de 500 mil cidadãos emigraram , dos quais cerca de 300 mil jovens com menos de 35 anos que para escapar à miséria foram obrigados a passar a fronteira.

Actualmente torna-se claro que este governo de Passos e Portas não tem sequer uma ideia própria para a  ordem internacional ou uma ideia para o seu papel nas áreas onde se joga o interesse nacional. A ideia de uma ordem multilateral e de um papel activo de Portugal no Mundo. Perante a real situação do Pais será que ainda existe o interesse nacional? Será que não é lícito perguntar: Será que ainda existe um País chamado PORTUGAL

Armindo Bento - economista aposentado

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome