ESTA É A HISTÓRIA DO PARTIDO SOCIALISTA
15-03-2024 - Eduardo Milheiro
As eleições de 10 de Março tiveram como resultado o afastamento do Polvo do poder, não sei se será melhor ou pior, não tenho a certeza disso, se o PSD vai ser melhor ou pior do que o PS nos 8 anos de governação que este fez sob a batuta de António Costa, depois de ter entregue o governo à direita e ao FMI por causa da sua politica desgovernada e de incompetência do Governo Socialista do Sócrates.
Como nunca vi grande diferença entre o PS e o PSD, convêm não esquecer a história do PS e da sua politica dita de esquerda, dita socialista.
Pela mão de Mário Soares, fez só isto para abrir as portas à direita derrotada no 25 de ABRIL
- 1975, dá origem com a manifestação da Alameda em Lisboa ao 25 de Novembro 1975.
- 1978 forma União Geral dos Trabalhadores (UGT) que divide o movimento sindical em duas centrais para ter o controlo de alguns sindicatos filiados na UGT que sempre teve dirigentes do PS e para poder confrontar a GCTP.
- Em 1983 o Partido Socialista forma governo com Partido Social-Democrata.
- Bancas ROTAS feitas pelo PS, em 1977, 1983 e 2011, com intervenção três vezes do FMI.
- Em 2006 quando Manuel Alegre se candidatou como Independente à Presidência da Republica contra a direita representada por Cavaco Silva, Mário Soares resolve ser candidato oficial do Partido Socialista com a única intenção de impedir a eleição de Manuel Alegre o que conseguiu, numa época em que Alegre era um mal amado dos lideres do PS. O que consegue foi Cavaco Silva ter sido o vencedor das eleições presidenciais.
- 2011 Mário Soares apoiou Fernando Nobre, mais uma grande ajuda para a esquerda e Manuel Alegre vencer a direita, foi eleito novamente Cavaco Silva.
- Em 2011 Sócrates aumentou impostos, congelou pensões e cortou salários e benefícios sociais ( Polígrafo ). Foi o Partido Socialista e Sócrates que entregaram o País à direita, á coligação PSD/CDS.
- No SNS - Serviço Nacional de Saúde, fizeram sempre cativações ás verbas orçamentadas nos Orçamentos de Estado, o que significa que nunca entregaram a totalidade das verbas que deviam manter o SNS com os serviços de excelência que sempre teve. Daí o faltar dinheiro para manter o SNS operacional.
- Nesta altura, e ao fim de 8 anos de governação do Partido Socialista, cerca de 40 mil alunos não têm professores, é este o descalabro a que chegou também o ensino em Portugal.
E se quisesse falar de corrupção e compadrios políticos seriam precisos 3 ou 4 páginas para enumerar todos os casos e casinhos desta gente que se diz de esquerda e socialista.
É esta a verdadeira história do PS, mais vezes com as forças de direita do que com as forças de esquerda.
Finalmente parece que o País de viu livre desta gente, por enquanto, pois são como os rabos das lagartixas, depois de cortados não param de mexer.
A quem é de esquerda, temos de estar alerta e vigilante, se for preciso combater teremos de combater, mas desta vez contra a direita e não contra gente de direita que se diz socialista.
Eduardo Milheiro
Voltar |