Edição online quinzenal
 
Domingo 6 de Outubro de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Pedro Nuno Santos venceu, mas tem que convencer

05-01-2024 - Joaquim Jorge

Pedro Nuno Santos venceu e agora falta convencer. O seu estado de graça vai durar até 10 de Março.

A sua eleição tem uma enorme vantagem, pouco tempo depois de ser eleito secretário-geral do PS, concorre a primeiro-ministro e, tem no poder um governo da sua cor política.

Qualquer líder sonha com uma situação destas. Contudo há o reverso da medalha tem que coabitar com o esplendor natural de António Costa, mas se perder as eleições e não for primeiro-ministro a contestação no PS, sobe de tom e pode ser um líder efémero.

O PS é perito em fazer metamorfoses com o fito de se manter no poder. A sua capacidade de se reinventar e dar a ideia que está unido é única no panorama nacional.

Verdade seja dita, que isso se deve a estar no poder longos e longos anos. O poder converte diferenças e apazigua personalidades distintas.

A vitória de Pedro Nuno Santos é uma mudança geracional: é o primeiro líder do PS que nasceu depois do 25 de Abril (46 anos).

Convém salientar que José Luís Carneiro teve uma excelente votação, com pouco tempo de preparação, em eleições semelhantes foi o derrotado com mais votos.

Estas eleições internas do PS foram soft, sem debate entre os candidatos por rejeição de Pedro Nuno Santos consciente da sua superioridade eleitoral.

Houve críticas que nunca atingiram a virulência que se tinha vivido quando António Costa disputou a liderança há nove anos com António José Seguro. Soube-se de resultados parciais antes do final da votação e os comentadores de Lisboa deram a vitória a Pedro Nuno Santos antes dela se concretizar.

Não é bonito, mas já passou. A hora é de manter o poder.

António Costa pode dizer o que quiser, mas esta sucessão deve-se à sua demissão forçada, após um processo judicial em que estão envolvidos o seu chefe de gabinete Vítor Escária e o seu amigo, o advogado Diogo Lacerda Machado.

Não podemos atirar para debaixo do tapete a cadeia de erros durante o primeiro ano de governo que levou a 14 demissões de Ministros e secretários de Estado

António Costa está a ser investigado pelo Supremo Tribunal de Justiça, o seu papel em vários projectos energéticos onde há indícios de tráfico de influência, que levou Marcelo Rebelo de Sousa a convocar eleições antecipadas.

Pedro Nuno Santos finalmente concretizou a sua ambição de ser líder do PS.

Todavia, em política é preciso ter memória, Pedro Nuno Santos saiu do governo pelo pagamento de uma indemnização de meio milhão de euros à administradora da TAP, Alexandra Reis.

Na comissão parlamentar de inquérito Pedro Nuno Santos não se saiu nada mal e deu-lhe o salvo - conduto para esta vitória.

Pedro Nuno Santos que tinha vindo ao longo dos anos a preparar-se para líder do PS, esta vitória foi natural, mas não excessivamente expressiva. Deste modo, tem que contar com José Luís Carneiro e pode ser que recentre o PS.

O PS deitou fora uma maioria absoluta, mas pode muto bem vencer de novo.

Os aumentos salariais, os aumentos das pensões e os aumentos sociais falam mais alto.

Os portugueses nunca pensaram somente com a cabeça, mas também com os bolsos.

Pedro Nuno Santos tem essa questão para resolver com Luís Montenegro.

Joaquim Jorge
Fundador do Clube dos Pensadores

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome