Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 23 de Fevereiro de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O futuro político de Portugal passa por António Costa

09-06-2023 - Joaquim Jorge

Estou farto e cansado de computadores, adjuntos, chefes de gabinete, Galambas, SIS, TAP, CPI ( comissão parlamentar de inquérito) e erros do Governo.

Acabemos com esta fantochada! Já todo a gente percebeu o que se passou, não é preciso fazer um rascunho. Cheio até à ponta dos cabelos deste impasse!

António Costa joga nisto com mestria e habilidade.

O problema em política como na vida é o menosprezo. António Costa com o dinheiro que tem para distribuir, vai ficar no governo e este está para durar.

Ora veja-se, se provocarem eleições antecipadas, pode sempre vitimizar-se e tirar dividendos em eleições. Por outro lado, pode, de novo, virar-se para a sua esquerda com outro tipo de interlocutores: Mariana Mortágua e Paulo Raimundo.

No futuro pode haver uma reedição de um governo PS com apoio do BE e do PCP.

As sondagens indicam que, nem o PS, nem o PSD têm uma maioria absoluta, antes pelo contrário, as suas percentagens estão abaixo dos 25%.

O futuro passa por entendimentos e António Costa é exímio. Há dois “Portugais”: um Portugal de António Costa e outro Portugal anti- António Costa e PS:

Porém,  falta saber se o Portugal anti- António Costa e PS conseguem chegar a governar. Os aumentos salariais e das pensões, assim como, todo o tipo de apoios sociais vão inverter o estado de espírito dos portugueses.

O governo da geringonça foi muito melhor do que este governo PS, sozinho, com maioria absoluta.

Há muito descontentamento, mas falta saber se isso se traduz em votos na hora de eleições. Os portugueses são uma caixinha de surpresas.

Os dados económicos são altamente positivos. Para o ano há eleições europeias e o PS vai ser generoso.

Em Portugal já se testou quase todo o tipo de governos: um governo PS com o CDS; um governo PS com BE e PCP; um governo PSD com CDS e PPM; um governo PSD e CDS; um governo de iniciativa presidencial; entre outros. Não sei se os portugueses querem testar um governo PSD com IL e Chega?! Essa é a grande dúvida e incerteza que alimenta António Costa no poder.

O que penso é que, para além, da enorme habilidade de António Costa, há determinadas situações que lhe são favoráveis e sabe tirar partido delas.

Começo a pensar que António Costa pode um dia sair, mas será pelo seu próprio pé. António Costa com a sua parcimónia construiu uma rede de poder inexpugnável. 

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores  

Joaquim Jorge

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome