Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 1 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Marcelo vs. Costa: a montanha pariu um rato

12-05-2023 - Joaquim Jorge

Há muito tempo que não seguia o telejornal das 8 com tanto interesse. Este governo tem-nos proporcionado uma verdadeira telenovela com muito interesse, enredo, traições e mudanças fantásticas. Mas, sinto uma enorme tristeza por tudo que se está a passar.

Os actores principais desta telenovela estão bem definidos. O suspense vai manter-se.

Marcelo Rebelo de Sousa é uma raposa velha, mas António Costa não lhe fica atrás.

Marcelo Rebelo de Sousa é um homem muito inteligente, mas adora palco e é inconsequente.

Tanto alarido, tanta celeuma, para ficar tudo na mesma. António Costa ao não responder a Marcelo Rebelo de Sousa mantém o mote: eu é que mando no governo e escolho os meus ministros. Não é ao Presidente da República que compete fazê-lo.

Marcelo Rebelo de Sousa evita conflitos e brigas e tem dificuldades em estar com pessoas com quem a sua relação não é boa ou normal.

Marcelo Rebelo de Sousa fez um discurso duro, mas não passa disso. Não há consequências, fala, fala, mas efeitos práticos – zero.

Marcelo Rebelo de Sousa é também um pouco culpado de todo este imbróglio, foi sempre a muleta de António Costa e de lhe ter proporcionado uma maioria absoluta. A frase do filósofo espanhol José Ortega y Gasset :”eu sou eu e a minha circunstância”, ajusta-se muito bem a Marcelo Rebelo de Sousa.  

Marcelo Rebelo de Sousa só tinha a fazer uma coisa, chamava António Costa e informava-o do seguinte: o sr. demite-se e eu reconduzo-o para formar novo governo ou convoco eleições antecipadas. Passava o ónus deste nó górdio para António Costa. Infelizmente não aconteceu assim.

Antevejo que António Costa sabe o que está a fazer e se houver eleições antecipadas, não me admirará muito com os apoios que vai dar aos portugueses: aumento de pensões, aumentos salariais, aumento de apoios sociais. Vença, de novo, as próximas eleições.

Este jogo de xadrez começou agora, mas eu não sei quem vai dar xeque-mate. Marcelo ou Costa?

Entretanto os portugueses assistem sentados como meros espectadores.

Joaquim Jorge

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome