Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

OS SUINOS… 49 ANOS DEPOIS!

28-04-2023 - José Janeiro

George Orwell escreveu em 1945 o Triunfo dos porcos, que se viria a revelar como a fábula política da actualidade: a queda moral dos regimes e a falência dos modelos de governação que são confrontados com a cupidez humana.

Assim vai o nosso país e porque não dize-lo a Europa. A profusão de acontecimentos que nos devem enojar, os interlocutores são sempre os mesmos, os tais que enchem a boca com os clichés habituais: liberdade, democracia, cidadania, igualdade, prosperidade, e direitos absolutos sobre educação, saúde, habitação e justiça. Palavras bonitas, mas têm tanto de belas como vãs, 49 anos depois, todas foram adiadas sine die, isto porque o triunfo dos porcos aconteceu e prosperou.

Atente-se pela ordem inversa de acontecimentos as últimas atitudes dos nossos suínos de estimação:

No dia em que escrevo chegou ao facebook um vídeo que foi gravada inadvertidamente na AR no intervalo da palhaçada que foram as duas sessões do 25 de Abril, na AR. Naquele vídeo os protagonistas: António Costa, primeiro-ministro, Santos Silva, Presidente da AR e o inefável Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da Republica, com o tema sobre a extrema palhaçada e falta de qualificação do Presidente da AR que teve para com o protesto de um partido político democraticamente eleito e no seu pleno direito de emitir a sua opinião de forma educada. Possivelmente o Presidente da AR dorme e sonha com o partido CHEGA ao ponto de se ter masturbado com aquele momento, transformado, paradoxalmente, no seu maior apoiante ao ter repetidamente dito o nome do partido. Aquele vídeo que podem ver neste link: vídeo da ARTV, demonstra bem a trilogia nacional do triunfo dos porcos Português.

Aqui cabe recordar os diversos incidentes parlamentares de protesto conhecidos e que devem ser recordados:

1985 – 44 deputados comunistas abandonam o Parlamento durante a visita de Ronald Regan, não houve mimimi porque são os donos da democracia;

2013 – Eurodeputados portugueses mostram cartazes a cavaco onde se lê: ”A austeridade destrói o país Troika fora de Portugal”, secundados pela Ana Gomes, não houve mimimi eram os deputados da democracia protegida;

2016 – Santos Silva gravado a comparar feira de gado a concertação social, coisa pouco por ter sido de um dos donos da democracia;

2022 – Deputados do PCP, ausentam-se na cerimónia de Zelensky na AR. Não houve mimimi são os donos da democracia;

Entretanto em 2023 um protesto de um outro partido político, que não faz parte do grupo dos donos da democracia, deu um bruaá inacreditável e com direito a regozijo, ver vídeo em cima, pela atitude de um pouco democrático Presidente da AR, contra um dos direitos de Abril: a liberdade de expressão.

Ainda sobre a visita de Lula da Silva dois casos mereceram a nossa atenção:

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou a mulher de Lula, Janja diminutivo de Elisangela, com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que é usada para distinguir serviços relevantes para Portugal ou na expansão da cultura Portuguesa (risos). Podemos facilmente imaginar quais foram os serviços relevantes para Portugal, prende-se com um flatio presidencial a Marcelo, não vejo outro serviço relevante do espécime. Se virem o vídeo, a Janja termina perguntando: “estou bonita?” ao que o imbeciloide responde: “é bonita” quase vi os chifres a crescerem na testa do Lula, ele bem coçou a cabeça, sentindo já os apêndices a aparecerem.

Mas se a graxa de lataria não fossem já suficientes temos ainda a barbaridade do primeiro-ministro que estará em vias de ter aulas de Português do Brasil, porque pelos vistos todos quereríamos ter esse belo sotaque.

Mais pacóvios e azeiteiros do que isto não é possível. Viemos a saber que antes destas palhaçadas o filho de Marcelo Rebelo de sousa foi apontado como Presidente das Camaras de Comercio Portuguesas no Brasil, ou seja favores com favores se pagam. Este já deve ter o sotaque local. Mau demais isto tudo.

Entretanto, o Santos Silva com aquele ar de tirano Nazi, exclui de imediato o partido CHEGA das viagens oficiais da AR. Por momentos, todos pensámos que seria por poupança financeira, mas afinal é mesmo revanchismo antidemocrático, colocando quase 15% dos votantes fora da equação devido ao protesto anti-Lula.

Entretanto soubemos que Sócrates e o processo da operação marquês, tem tudo para prescrever e morrer na secretaria. Coisas de democracia e talvez de semântica como veremos de seguida. Apenas é nojento.

Se isto tudo já demonstraria o triunfo dos porcos, a TAP continua a dar vómitos. O parecer que afinal não existe, ou talvez exista, criou mais um caso inarrável e pouco digno para os protagonistas: Medina, Ana Catarina Mendes e Mariana Vieira da Silva, entre há parecer e não deve ser entregue e depois afinal não existe parecer, sendo apenas o relatório de IGF a base do despedimento da francesa de tracinho no nome, foi um fartote. No rescaldo, lá vem a coxa Mariana, doutorada e herdeira política de seus pais, dizer que afinal e, para justificar a burrada, a coisa foi apenas uma questão de “semântica”, ou seja somos todos estúpidos que não entendemos esta coisa de semânticas, segundo a excelentíssima Professora Doutora. Porque afinal trocaram “apoio” por “parecer”, quando se referiram á exigência Parlamentar e assim é tudo a mesma coisa, vocês é que não entendem Português. Oinc, oinc valha-me santo Ambrósio o padroeiro da estupidez.

Fiquemos por aqui que já chega para sentir o nojo.

O outro diz habituem-se e quer falar Português do Brasil, eu sugiro que devemos aprender todos a linguagem dos porcos e não basta apenas o tradicional oinc oinc mas mais além, talvez tirar um doutoramento em semântica sei lá, ou será que a língua oinc oinc tem também sotaque do Brasil e assim matamos dois coelhos com uma cajadada só (isto se os PANtomineiros deixarem)?

Oinc oinc até á próxima (como se dirá isto em Porcoguês?)

José Janeiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome