Edição online quinzenal
 
Terça-feira 16 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A Dama de Almeirim:
A primeira “Miss Portugal” da nossa História

10-12-2021 - Cândido Ferreira

- A minha cédula nada refere sobre a raça dum “pimpolho” que, nascido de pés bem assentes na Terra, ainda hoje perscruta as estrelas na procura incessante da verdade. Iluminada pela ciência e pela técnica, a Arqueologia foi das constelações que mais visitei ao longo da minha vida, tendo-me proporcionado viagens inimagináveis…

Bem referenciado nos meios afetos e desafetos à lusa Arqueologia, onde gozo de prós e contras, não raro me são presentes artefactos antigos, para análise. Há cerca de um ano, já em plena pandemia, fui visitado por um antiquário que, entre várias outras, exibia três pequenas peças que interpretei como um ceptro policromado de uma incerta estatueta e duas cabeças de bovídeo, estas sobras de uma indefinida composição.

Os óculos servem para referência quanto à dimensão das peças

– É tudo em marfim! – Garantiu, como se tal informação promovesse o produto.  

Assim confirmei e, para valorizar a “amostra”, ele até se dera ao cuidado de eliminar alguma “sujidade” das cabeças, para assim evidenciar a matéria-prima. Uma perda de tempo porque, com tudo retirado do contexto e sem datação possível, nada daquilo acrescentaria qualquer coleção que obedecesse a critérios estreitos.

No final de mais uma profícua visita, recordo-me de ainda me querer oferecer aquele “desperdício”, brinde que delicadamente recusei:

– Muito obrigado, mas, assim isolados, estes fragmentos só me causam pena. Procure a proveniência. E nunca devia ter limpo as cabeças…

– Pertenciam a uma coleção muito antiga e era tudo quanto existia naquela casa. – Assim encerrou o assunto, algo desconsolado.    

O tempo voa e, há dias, o mesmo antiquário pediu-me que o recebesse, desta a pretexto de uma “peça nunca vista”.

Mas que raio é isto? – Assim me expressei, ao deparar com uma insólita estátua feminina de osso ou marfim, policromada, com sessenta centímetros e quase sete quilos.

– Também nunca vi nada igual. Esta estátua foi achada em Almeirim, no século XIX, e adquirida há dias, por um colega. Pertencia a uma família de colecionadores que, há pouco tempo, fez partilhas. Já está meio-apalavrada, para seguir para Espanha. Mas, antes do meu amigo a despachar, pedi-lhe que a mostrasse em Portugal.  

Pensando já ter percorrido as “sete partidas” da arqueologia, confesso que aquela soberba peça me deixou estupefacto. Inequivocamente autêntica, e extremamente bem conservada, parecia-me de origem oriental. Porém, a pouco e pouco, revelava contornos misteriosos: a coroa reproduzia, em três dimensões, não uma muralha chinesa mas um castrejo idêntico ao de moedas lusitanas, da época em que Sócrates circulava por Atenas; a enfeitar o pescoço, percebia-se mais um “leão ibérico” do que um “cão de fó”; e o medalhão da cintura exibia uma espécie de “medusa”, adorno comum na arte fenícia, grega e cartaginesa e não na do Extremo-Oriente. 

– Mas que pena! Em tão bom estado e logo lhe falta o ceptro, na mão esquerda! – Não deixei de lamentar, enquanto conferia a falta de alguns enfeites e os estranhos desenhos que decoravam um traje alienígena. Para, de repente, se me soltar uma faísca: – E onde pára aquele ceptro, que me mostrou o ano passado?

A resposta saiu tão pronta, como honesta:

– Ainda o tenho comigo. E, agora reparo, também as cabeças de touro, que então limpei, se parecem com estas aqui representadas.

Nos dias seguintes, foi irresistível, marquei várias entrevistas com o “Doutor Google” e espalhei a minha perplexidade por entre amigos, na tentativa de resolver aquele quebra-cabeças. E, de surpresa em surpresa, em breve “achava” estátuas semelhantes, conhecidas nos meios arqueológicos ibéricos como “damas”. Embora parentes muito pobres da peça que me fora presente, todas constituem grandes atrações nos museus de Ibiza, Elche, Granada e Basa. E mais ainda. Certo e certeiro em abono da autenticidade da “minha dama”, também alguém acusou a existência de artefactos de prata, com representações idênticas às que decoravam as vestes daquela “Dama de Almeirim”, designação que prontamente atribuí àquela obra de arte.

 

Para a história “sair na perfeição”, já só faltava reunir as três pequenas peças em falta, o que aconteceu nos dias seguintes e com a devida explicação: ciosamente guardada, a coleção primitiva fora dividida por dois ignotos herdeiros, que haviam dividido o espólio entre si, sem noção de que se tratava de um conjunto. O “puzzle” acabara de se compor.

Um ano depois, adquirida por outro antiquário, e sem necessidade de certificado anticovid-19, a incompleta “Dama de Almeirim” estava em vias de emigrar para Espanha, onde certamente seria alvo de peritagem oficial antes de ser transacionada, a preço justo. Sei lá se não acabaria em exibição num qualquer museu, enquanto “Dama de Almeria” ou coisa parecida, que a imaginação dos arqueólogos é fértil e os interesses em presença muitas vezes obrigam a mistificações.  

Esta “Dama de Almeirim”, uma peça arqueológica de dimensão europeia e até planetária, e que enobrece a arte e a arqueologia do nosso país, é um dos achados mais impressionantes alguma vez encontrado em Portugal, onde, ao contrário de muitos outros, que desapareceram ou moram em Espanha, conseguiu garantir “asilo” certo e seguro.

Resta-me uma pequena confissão. Ao comparar a extraordinária elegância e a pose superior desta “dama”, com as das suas congéneres, recordei, sem querer, certos concursos de beleza em que fui membro do júri. Por vezes, um desconsolo, tivemos de reconhecer, que só ligando o melhor de várias candidatas se conseguiria uma “miss” de jeito. Uma realidade que não se verifica neste certame de antiguidades ibéricas, em que a nossa “miss Almeirim” supera todas as expetativas e arrasa a concorrência.

Fonte: Duas Linhas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome