MENTE TACANHA E MÃO OBTUSA - CAUSA PERTURBAÇÃO NAS ESCOLAS
10-10-2010 - Maria Amélia Clemente Campos
Ainda mal começou o ano escolar, e eis que a confusão irrompe pelas escolas. E ela vem sempre do mesmo elemento perturbador. De um ministério gerido com mente tacanha e mão obtusa, onde a falta de carácter e do conhecimento da realidade das escolas, alastra como uma nódoa pelo tecido educativo dentro.
O método é sempre o mesmo: um passar de culpas, o desrespeito total pela escola pública - as privadas estão a salvo desta arbitrariedade -, e a falta de consideração pelo papel dos professores, pelos interesses dos alunos e suas famílias, e pelo investimento que se impõe no início de cada ano lectivo.
E se mais não houvesse a lamentar, a incompetência do ministro Nuno Crato justificaria uma onda de protesto e de solidariedade, para com os lesados:
- Os professores, os quais devem ser alertados para não assinarem qualquer documento que os vincule a erros alheios;
- Os directores, que acabarão por colher os malefícios vindos de uma tutela atarantada;
- E, por último mas não menos importante, os alunos e suas famílias, sobre os quais recaem, sempre, os denortes de um ministério que continua a destacar-se pela arbitrariedade e pela incompetência
Dito isto, a sociedade não pode continuar a assistir de bancada a um jogo repetitivo e viciado, cujas regras são violadas constantemente.
Maria Amélia Clemente Campos
Voltar |