Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O menino Galamba

14-05-2021 - Francisco Pereira

Quero em primeiro dar uma palavra de conforto aos pais do menino Galamba, dizer que vos compreendo e que de modo algum vos recrimino, pelas atitudes menos ponderadas do vosso rebento, bem sei que tentamos sempre fazer o nosso melhor, que tentamos sempre educar os filhos da melhor maneira, infelizmente muitas vezes, como é o vosso caso, damos com os burros na lama, mas creiam-me cara e caro senhora e senhor, não vos recrimino.

Feito o intróito, vamos ao que interessa, um destes dias o menino Galamba, já useiro e vezeiro em diatribes de fedelho birrento e mal educado, voltou a atacar, desta vez num tweet mal pensado, se alvo sequer de alguma ponderação que tenha exigido o uso de pelo menos um neurónio, zurziu de forma imprópria num programa televisivo de que não gosta, diga-se que o rapaz tem um problema qualquer com a comunicação social, característica comum a uma série de outros rapazelhos desses oriundos das partidarites, uns fedelhos mal formados, patetas, para os quais a Democracia é uma chatice quando não lhes convém.

Há já uns tempos o bom do Galamba tinha-se insurgido contra os denunciadores da bandalhice da antiga presidente da Raríssimas, apontando o dedo à comunicação social. O Joãozinho, a mando claro está de alguém amigo da senhora presidente, criticou ferozmente as pessoas que tiveram a decência de apontar o dedo à bandalhice, que ali se passava. Entretanto bom do Galamba, que andava a polir as esquinas do parlamento desde 2009, foi promovido a secretário de Estado, chegando assim ao Governo, onde desempenha presentemente as funções de espécie de braço direito do Ministro do Ambiente, criatura sobejamente conhecida por ser uma absoluta nulidade, o amigo Galamba é o secretário de Estado da Energia.

Em 2019 o bom do Galamba tinha-se atirado qual gato ao bofe, vociferando criticas cerradas e duras a um programa de investigação da RTP, que desenvolvia uma investigação sobre a trapalhada, mais uma, da exploração de lítio em Portugal, onde se apontava o dedo acusador à Lusorecursos empresa de prospeção de lítio em Montalegre. assunto que pertence à pasta do secretário de Estado da Energia.

Secretário de Estado da Energia esse, que neste interegno, novamente chateado com o mesmo programa de investigação da RTP, de seu nome Sexta às 9, programa de excelência da televisão pública que investiga a real bandalheira que este país é, se vai às redes sociais por causa de uma reportagem sobre a barracada do caso Zmar e dos imigrantes em Odemira, e num tweet irado, alegadamente atira com a intelectualmente relevante frase "Lamento, mas estrume só mesmo essa coisa asquerosa que quer ser considerada "programa de informação".

Como será de imaginar, a coisa não caiu bem, ademais que vindo de um governante, a coisa caiu mesmo mal, e como reagiu o menino Galamba? Ora tal e qual um qualquer fedelho birrento e mal educado, apagou o comentário a ver se a burrada passava, tramou-se, pois há quem esteja bem atento a este tipo de imbecilidades, daí que um governante deva pautar os seus comportamentos, pelo respeito e recato.

Mesmo que aquilo que disse seja verdade, mesmo que tenha todo o direito de assim pensar, o bom do Galamba, esqueceu por momentos, que não é por exemplo um labrego de província, como eu, esqueceu que pela sua função está obrigado a códigos de conduta, que exigem o respeito pela Democracia e pela liberdade de expressão e de informação, não podendo de forma alguma, dar respostas de carroceiro sobre assuntos com os quais não concorda.

Andou mal, andou muito mal portanto o tal Galamba, perde toda a razão, poderia ter de forma civilizada discordado, invectivando até a responsável do programa, no seu lugar eu ter-me-ia imediatamente disponibilizado para ser entrevistado pelo mesmo programa para repor aquilo que eu considerasse ser a verdade, é assim que se faz em Democracia, no entanto bem sei, que essa coisa de tentar controlar, condicionar e calar a comunicação social parece ser um mal da sua cor partidária, tantos são os exemplos de cavalheiros oriundos desses quadrantes políticos, que revelam esses laivos salazarentos de ditadorzecos de operata bufa, de tiranetes medíocres, não será característica exclusiva desse quadrante, infelizmente, mas mais exemplos existem.

Ainda assim, quero acreditar que o rapazito Galamba está arrependido, com tal e tamanha burrice, claro que não tem o lugar em perigo, excepto se o senhor Costa, para segurar a nódoa que é o senhor Cabrita, sacrificar o Galamba, de quem. sou sincero esperava um pouco mais de tino, creio que o Joãozinho se deve dedicar antes à Economia, deixando ao política, porque a continuar, com comportamentos destes, não chega lá, aliás nem os calcanhares alcança.

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome