Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O Museu Diocesano de Santarém

03-10-2014 - Eurico Henriques

Estive na inauguração do Museu Diocesano de Santarém. Esta afirmação pode parecer pouco importante, ou então sugerir a pergunta: qual a sua importância?

Acontece que em Santarém o que conhecia era o Museu instalado na Igreja de Alporão. Com uma organização pouco cuidada e que não conseguia criar uma relação amigável e de conhecimento com o público.

Este Museu Diocesano, instalado no complexo do antigo seminário – que resultou da adaptação do paço Real de Santarém – traz-nos novas formar de ver e conhecer.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da república, orfeão, discursos e visitas. Tudo ao gosto da época. Para mim o que foi relevante – e continua a ser- é a sua instalação e abertura.

Naquelas salas, restauradas e pintadas a preceito, fez-se a instalação de um rico conjunto de obras de arte sacra provenientes de espaços religiosos do distrito e da área diocesana.

À beleza arquitetónica do espaço e da disposição dos materiais liga-se a simplicidade e leveza dos expositores, facto que facilita a nossa observação e acrescenta mais valor à exposição.

Procuramos, na nossa cidade, a criação de um espaço que possa corresponder às suas exigências históricas e sociais. A aprovação da obra das chamadas escolas velhas – o que foi a Igreja do Divino Espírito Santo – por parte da Câmara e, agora a 25, da Assembleia Municipal, visa permitir essa criação, permitindo a salvaguarda da memória urbana e rural da cidade e do concelho.

Eurico Henriques. Lic.º em Hist.ª e Mestre em C. da Ed. E C.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome