Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O condomínio fechado dos partidos

11-09-2020 - Joaquim Jorge

A política portuguesa é labiríntica e sui generis, faz-me lembrar um condomínio fechado.

Isto vem a propósito, de uma noticia do jornal Público, no dia 22 de Agosto,com o titulo “ Multas por contas de 2011 prescrevem”, seis partidos ( PS, PSD; PCP, CDS, PAN e PEV) foram multados em 2018 por irregularidades nas contas de 2011, mas a Entidade das Contas e Financiamentos Públicos ( EFPP) deixou prescrever a aplicação das contra-ordenações por falta de pessoal face ao extraordinário volume de trabalho que tem.

Adoro Portugal! Os sucessivos governos criam e nomeiam entidades de fiscalização, mas depois ou por falta de verbas ou falta de alterações legislativas ou por falta de meios humanos, essas entidades não funcionam.

É o país faz de conta! Qual é a sensação de um cidadão ou de uma empresa que cumpre com as suas obrigações, perante este episódio?! Estupefacção e que há dois países: os do condomínio fechado dos partidos que fazem as leis a seu bel-prazer e depois não as cumprem; fora do condomínio fechado estão cidadãose empresas normais,que sabem que ao mais pequeno deslize o Estado avança para eles sem contemplações.

Eu, sinceramente, já não sei se vale a pena incomodar-me com este tipode assuntos, sinto-me cansado de estar a pregar no deserto. Nada se modifica e ninguém faz o menor caso.

Tenho que dar razão a quem acha que não vale a pena insistir e que não passo de um sonhador, que caio no ridículo e acusado de querer protagonismo. Todavia,não consigo conter-me e deixar de denunciar este tipode situações em que os partidos vivem num mundo que não é o nosso.

Acredito que a influência é mínima ou zero, mas estou certo de que, se não nos incomodarmos um pouco e estivermos atentos ao que se passa, seria ainda pior.

Os políticos têm que nos prestar contas e explicar as suas decisões. Neste caso, só tinham uma coisa a fazer pagar as multas respectivas e serem penalizados. Só isso! O exemplo, a lição, o ensinamento fazem falta à política portuguesa.

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e Matosinhos Independente

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome