Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Se quiser tirar mel não espante a colmeia

24-07-2020 - Rabim saize Chiria

O americano Wanamaka aprendeu precocemente que a crítica é futil porque coloca o homem na defensiva, usualmente, faz com que ele se esforce para justificar-se. Como senão bastasse, fere o precioso orgulho do indivíduo, alcança o senso de impotância e gera resentimento.

Certamente, Wanamaka tinha razão, noventa e nove vezes, em cem nenhum homem já se criticou por coisa alguma, não se importndo quanto ele pode estar errado. Ora vejamos, a maioria dos criminosos sustentam com arrogânciaa que não deviam estar preso, pois, são coagidos por uma forma de raciocínio falso, usam uma lógica falsa para justificar seus actos anti-sociais para si mesmo.

Já pode imaginar, se os homens e mulheres desesperados que se encontram atrás das grandes da prisão não se recriminam por coisa alguma- que diremos acerca das pessoas que estão em liberdade? Tenha mos em mente que a pessoa a que vamos criticar, provalmente se justificará, e por seu turno nos condenará. Dizia Dale Carnegie que: as críticas são como os pombos. Sempre voltam aos pombais. Pois, as críticas violentas e repreensões redundam sempre em futilidade. Antes de melhorar os outros começa por si mesmo.

Confúcio, sábio e Filósofo Chinê disse: "nã se queixe da neve que está no telhado da casa o seu vizinho, quando a solteira da sua porta não está limpa". Então, se você e eu quisemos evittar amanhã um resentimento que poderá prolongar-se por décadas e durar até a morte, sejamos indulgentes e não critiquemos, pois assunto nenhum justifica a crítica.

Portanto, quando tratarmos com pessoas, lembremos-nos sempre que não estamos tratando com criaturas de lógica. Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas norteadas pelo orgulho, arrogância e vaidade. Amanhã devemos lembrar-nos desses aspectos. Onde a crítica impera, não há mudança, ou seja, pela crítica não operamos mudanças duradoiras e a miúde gera ressentimento.

Rabim saize Chiria

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome