Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Haverá um mundo depois do vírus.
Mas que mundo será?

17-04-2020 - Joaquim Jorge

Nunca pensei ver os cidadãos a apoiarem medidas mais duras que os governos preconizam num estado democrático: impedir de viajar, vigiar as pessoas, fechar as fronteiras, expulsar estrangeiros, fechar praias, encerraras pessoas em casa, polícia a patrulhar as ruas.

As pessoas estão fechadas em casa e acham que isso vai resolver todos os problemas. Ao fazerem isso ficam aliviadas e que está tudo resolvido, mas não está.

A quarentena obrigatória transformou cada um de nós em inquiridor. Acusar alguém é um orgulho, ver alguém na rua acusá-lo como irresponsável.

Em cada esquina há um cidadão anti- má conduta social, mas esquece-se que ele pode ser portador do vírus e contagiar alguém.

O medo do vírus criou uma nova classe de justiceiros, que se auguram dos sabichões, dos bons e dos responsáveis.

Há umas semanas para cá Portugal tornou-se num hospital pelos infectados, mas também porque parece uma ala de psiquiatria.

O medo faz vir ao de cima o pior das pessoas. A espiral de informação cria pânico. Há gente que está a ficar louca.

Há pessoas que têm medo e vergonha de ter medo. Há pessoas que não têm medo, mas têm medo de dizê-lo porque as torna perigosas e irresponsáveis aos olhos dos outros.

Não há certezas de nada, unicamente precisamos de tempo para estarmos munidos de meios. No séc.XXI com tanta evolução e tecnologia, a única forma de combater este vírus é isolamento, método aplicado na Idade Média.

O Mundo depois do vírus vai ser pior, mais gente egoísta, desconfiada, apreensiva, ressabiada, colérica e susceptível.

Um Mundo incapaz de conviver com outras pessoas e justiceiro. Não auguro nada de bom.

Biólogo, fundador do Clube dos Pensadores e do Matosinhos Independente

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome