Os Juros da dívida portuguesa sobem
11-07-2014 - N.A.
Os juros da dívida portuguesa estão a subir fortemente, em todos os prazos. Na dívida a dez anos, o referencial de longo prazo, os juros avançaram 4,04%, para os 3,936%.
No prazo a dois anos os juros avançavam esta manhã (10 de Julho) para 1,192%, a maior subida desde 16 de Janeiro,
A cinco anos, o avanço é de 26 pontos base para 2,721%.
Analistas atribuem estes factos em virtude das bolsas europeias estarem quinta-feira a registar uma variação negativa dos seus principais índices, com diversos analistas a apontar os problemas no BES como a causa mais relevante para esta instabilidade.
À Bloomberg, uma analista da casa de investimentos Ashburton, diz que “houve muito dinheiro a deslocar-se para a periferia no início deste ano e os bancos têm um peso considerável nessas regiões”. “Agora que o dinheiro está a sair, não é surpreendente que o sector bancário esteja a ser mais afectado”, afirma.
Também ao Financial Times, outro analista, neste caso do Deutsche Bank, explica que “os problemas no Grupo Espírito Santo trouxeram de novo para a ribalta as questões sobre a saúde dos bancos da periferia e os mecanismos ainda em construção para lidar com instituições em dificuldades”.
Mas não é só o sector bancário que sofre com esta percepção internacional menos positiva em relação à estabilidade financeira em Portugal. Os títulos de dívida pública portugueses também estão a tornar-se, nos últimos dias, menos atractivos para os investidores.
Voltar |