BCE preocupado com sucessão no BES
04-07-2014 - N.A.
O Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com a incerteza que rodeia o processo de sucessão de Ricardo Salgado na liderança do Banco Espírito Santo (BES).
A notícia é do ‘Diário Económico’, que faz machete com o tema e refere que o BCE terá já pedido ao Governo e ao Banco de Portugal (BdP) uma clarificação rápida quanto ao reconhecimento da idoneidade dos nomes propostos para a futura gestão do BES.
Segundo o ‘Económico’, o BCE quer saber se Amílcar Morais Pires, proposto para suceder a Salgado, tem ou não idoneidade bancária para assumir a liderança do banco.
“O BCE não quer problemas e já chamou a atenção das autoridades para a necessidade de resolver isto rapidamente”, disse sob anonimato uma das fontes contactadas pelo diário.
Segundo o ‘Expresso’ do último fim-de-semana, Amílcar Morais Pires terá estado envolvido em pagamentos a sociedades ‘offshore’. Morais Pires, por seu lado, disse estar a ser vítima de uma campanha de difamação.
Em consequência da situação no universo Espírito Santo, as acções do BES e da ESFG (Espírito Santo Financial Group) estão hoje (30 de Junho) a registar quedas acentuadas. O BES cai 7% e a Holding ESFG tomba 10%.
Voltar |