Municípios portugueses contra fecho de escolas anunciado pelo Governo
27-06-2014 - N.A.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) manifestou-se contra o encerramento de 311 escolas do ensino básico com menos de 21 alunos, anunciado pelo Governo.
Em comunicado, a associação diz que o processo de encerramento destas escolas “tem a aposição” da organização, acrescentando que este processo foi abordado em reuniões com o ministro da Educação, Nuno Crato, e o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, na última das quais, a 12 de Junho, a ANMP deixou claro que só aceitava o fecho de estabelecimentos se a decisão não se baseasse na “aplicação de critérios automáticos mas num diálogo” entre a tutela e as autarquias.
A ANMP defende ainda que os encargos financeiros resultantes da reorganização da rede escolar devem ser da responsabilidade do ministério da Educação.
De acordo com a lista das fornecida pela tutela, a maior parte das escolas a encerrar situa-se nos distritos de Viseu e Aveiro. Alguns autarcas destas regiões, e de outras, já se manifestaram contra o encerramento de alguns estabelecimentos.
Voltar |