O Dia da Criança em Almeirim
06-06-2014 - N.A.
Dia das Crianças é comemorado em datas diferentes por todo o globo, para homenagear as crianças no mundo. Foi proclamado pela primeira vez na Conferência Mundial para o Bem-estar das Crianças em 1925.
O Dia Internacional para a Protecção das Crianças, é comemorado a 1 de Junho, desde 1950, foi criada pela Federação Democrática Internacional das Mulheres num congresso realizado em Moscovo a 22 de Novembro de 1949. Entretanto por recomendação das Nações Unidas Principais foi criado o Dia Universal da Criança em 20 de Novembro, porém a data é comemorada em dias diferentes nos vários países.
Este dia foi criado para promover os objectivos delineados na Carta Para o Bem-estar das Crianças, em 20 de Novembro de 1958 as Nações Unidas aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança tendo adoptado a Convenção sobre os Direitos da Criança em 20 de Novembro, 1989, todas estas iniciativas estão portanto voltadas para o bem estar e o saudável crescimento das crianças, num caminho de civismo, respeito pelos direitos dos mais pequenos e sobre tudo a sua protecção.
Almeirim também comemora a 1 de Junho o Dia da Criança, iniciativa que saudamos como positiva, podendo criticar a forma como está delineada, mas essas serão criticas mais sobre a forma de fazer as coisas, ou seja são críticas construtivas sobre o modelo escolhido, no entanto no geral a iniciativa é de saudar.
Este ano porém, com surpresa quem esteve no Parque da Zona Norte assistiu a um lamentável, pouco edificante, nada educativo e dispensável espectáculo, em que elementos da Guarda Nacional República, exibiram às crianças de tenra idade, armamento, bastões, dispositivos anti-motim, numa iniciativa completamente absurda e sem necessidade, que roçou o muito mau gosto.
Que a GNR, colabore na iniciativa, é muito bom, oportunidade que deveria ser aproveitada para de forma pedagógica falar sobre a sua missão e serviço, com as devidas reservas, dado que as idades presentes não são ainda idades de recrutamento, porque aquilo a que se assistiu foi uma sessão própria para uma acção de recrutamento e jamais uma acção para ser mostrada a crianças pequenas. O que terá passado pela cabeça dos senhores da GNR, não se consegue perceber.
A quem organiza este tipo de comemorações, ao seja à Câmara Municipal mais propriamente ao Pelouro da Educação, pede-se, um pouco mais de atenção, um pouco mais de informação, caso não estejam familiarizados com os objectivos do Dia Mundial da Criança, no fim deste artigo estão disponibilizados os endereços de Internet sobre a Declaração dos Direitos da Criança e a Convenção sobre os Direitos da Criança, podem dar jeito para perceber o que importa, convinha mesmo darem-lhes uma olhadela, só para acertarem agulhas.
É pena que uma iniciativa plenamente aceite como boa, seja manchada por este tipo de ocorrências que não abonam nada em favor de quem as sancionou, acaso não se perceba estamos a falar de Crianças, de Educação, já que as escolas estão envolvidas, e de Pedagogia, pois parece que dos dois últimos conceitos estão ligeiramente deficitários lá pelos lados quer da Câmara Municipal quer da GNR.
Não se veja neste texto um mero exemplo de bota-abaixo, muito antes pelo contrário, a iniciativa foi excelente, deve continuar e parabéns à Câmara Municipal por despender dos meios para a levar a cabo, mas sinceramente, mostrar armas, bastões extensíveis e por aí adiante a crianças com 3, 4 e 5 anos é uma atitude completamente desnecessária e completamente ridícula. Convinha pensar antes de agir e adequar as acções ao local e ao público, num conceito tão caro às forças policiais, há que adequar os meios proporcionais à situação, e esta foi claramente uma grande argolada!
Ligações para quem desconheça os objectivos do Dia Mundial da Criança
Declaração Universal dos Direitos da Criança: http://pt.wikisource.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_Universal_dos_Direitos_da_Crian%C3%A7a
Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Internacional_sobre_os_Direitos_da_Crian%C3%A7a



Voltar |