Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 11 de Setembro de 2025  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Homenagem ao profissional do ano - Rotary Club de Almeirim

16-05-2014 - N.A. com Dinheiro Vivo

A Gomelo aproveita o desperdício de cafés e restaurantes para produzir kits que aproveitam borras para produzir cogumelos.

Este ano o Rotary Club de Almeirim, homenageia a empresa GOMELO de Almeirim, pela sua inovação na produção de kits de cogumelos a partir de borras de café.

João Cavaleiro, Rui Apolinário e Tiago Marques, todos com 32 anos, conhecem-se desde miúdos, altura em que viviam todos em Almeirim. Em 2009, João, que estudou Microbiologia, encontrou e leu vários artigos sobre experiências feitas noutros países que envolviam cogumelos feitos com matéria de desperdício e decidiu começar a fazer experiências em laboratório.

Dois anos depois das primeiras experiências - e de testar a produção noutros ambientes fora do laboratório -, chegou à solução certa: um substrato estável que permite produzir cogumelos comestíveis a partir de borras de café. Mais uma confirmação da lei de Lavoisier. "A ideia é gerar um alimento de valor acrescentado a partir de material vulgarmente tratado como desperdício", diz João Cavaleiro ao Dinheiro Vivo.

Em Portugal, geram-se mais de 65 mil toneladas de borras de café anualmente - consideradas desperdício, já que apenas 0,2% do café é usado para fazer um expresso.

Para além do impacto negativo no meio ambiente, esta quantidade de borras de café daria para produzir mais de 13 mil toneladas de cogumelos frescos. Desde o início do projeto e até ao final do ano passado, a Gumelo tinha reaproveitado cinco toneladas de borras de café.

Parabéns aos homenageados.

Loja online da GUMELO http://pt.gumelo.com

 

 

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome