Morreu o sociólogo Mário Manuel Leston Bandeira, de 72 anos
02-05-2014 - Eduardo Milheiro com Lusa
Mário Manuel Leston Bandeira, especialista em demografia, foi o primeiro investigador a alertar, através dos seus estudos, para o problema do envelhecimento da população portuguesa
O sociólogo Mário Manuel Leston Bandeira, professor catedrático do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, morreu hoje em Lisboa, aos 72 anos, disse à Lusa um familiar.
Segundo a mesma fonte, Leston Bandeira faleceu vítima de problemas cardíacos, no Hospital de Santa Maria.
Mário Manuel Leston Bandeira, especialista em demografia, foi o primeiro investigador a alertar, através dos seus estudos, para o problema do envelhecimento da população portuguesa.
Leston Bandeira é autor de vários livros e estudos sobre demografia e população, nomeadamente "Demografia e modernidade: família e transição demográfica em Portugal", e dos artigos “Teorias da população e modernidade. O caso português", publicado em 1996 na revista Análise Social, e "Envelhecimento demográfico e planeamento familiar: que relação?" publicado em 1994, na revista Sexualidade e Planeamento Familiar.
Mário Leston Bandeira colaborava com o Noticias de Almeirim, onde publicou alguns artigos de opinião, o meu conhecimento com ele aprofundou-se e ganhamos amizade quando da tentativa de formar o partido a “Nova Esquerda”, tendo estado presente em Almeirim por duas vezes para reuniões sobre o mesmo partido.
Mário era um homem de esquerda e um dos opositores ao governo actual, como se pode ver pelos seus artigos.
Entre outras funções, o investigador foi presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE.
O corpo do investigador é velado na sexta-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, de onde no sábado sairá o funeral para o crematório do cemitério do Alto de S. João.
Voltar |