O Dia dos Moinhos Abertos e adesão às iniciativas do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
11-04-2014 - N.A.
A Academia Itinerarium XIV manifesta o seu regozijo com a comemoração do Dia dos Moinhos Abertos e Dia dos Moinhos Abertos, iniciativa nacional promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos, que decorreu nos dias 5, 6 e 7 de abril, e que contou com a presença de 92 visitantes no total, ao longo dos três dias. Muitas pessoas de Paço dos Negros tiveram a oportunidade de voltar ao Moinho do Fidalgo, e que o conheceram em funcionamento há muitos anos atrás. A peça “Candonga” contou com uma forte adesão e teve um feedback bastante positivo do público.
 |
Descerramento do Cartaz da iniciativa. |
|
Elenco da peça “Candonga”. |
A academia irá agora a desenvolver as suas iniciativas no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido em Portugal pelo ICOMOS Portugal e pela DGPC (Direção Geral do Património Cultural). Em Paço dos Negros, irão existir as seguintes iniciativas:
- Visita temática enquadrada no tema “Lugares de memória”, que versará a descoberta do Paço Real da Ribeira de Muge através das estórias e lendas que povoam este secular lugar. Esta terá duas edições, uma às 15 horas de 13 de abril e outra às 10.30 de dia 18 de abril.
- Recital de Orações da Semana Santa, no dia 18 de abril (6.ª Feira Santa), às 17.00 horas, no Paço Real da Ribeira de Muge.
A Academia Itinerarium XIV é constituída por grupo de cidadãos ligados à Ribeira de Muge, que têm como objetivo estudar, defender e divulgar o património deste local, nas suas várias vertentes (histórico, etnográfico, arqueológico, molinológico, entre outros).
Voltar |